PUB
Equipa da Escola Secundária vence no distrito de Braga
Quarta-feira, Junho 28, 2006

O trabalho apresentado ao concurso “Ideias que mudam o mundo” mostra uma cidade lunar como sendo a cidade do futuro.

Os vencedores do distrito de Braga são da Escola Secundária de Caldas das Taipas. A equipa é do 8º ano e é composta pelos alunos Bruno Ribeiro, Cátia Silva, Célia Silva, João Lopes e Melody Monteiro. O trabalho apresentado a concurso mostra uma cidade lunar como sendo a cidade do futuro.

A Bayer apresentou, no Pavilhão do Conhecimento, as equipas distritais e a equipa nacional vencedoras da primeira edição do projecto “Ideias que Mudam o Mundo”, que levou a concurso 493 trabalhos de 17 distritos de Portugal.
No futuro, a cidade modelo como será? Este foi o desafio lançado pela Bayer Portugal, ao 2º e 3º ciclos de todas as escolas portuguesas, e que juntou cerca de 2500 participantes de 230 escolas. Cerca de 50% dos vencedores são do 8º ano. Os distritos de Lisboa, Porto e Leiria registaram a maior taxa de adesão. Os vencedores distritais recebem leitores de MP3 e a equipa nacional vai à Alemanha conhecer os laboratórios da Bayer. No distrito de Braga foram entregues a concurso 42 trabalhos que envolveram 157 alunos. Com um investimento de cerca de 150 mil euros, o projecto “Ideias que Mudam o Mundo” teve como principal objectivo “despertar o gosto dos jovens pela ciência e tecnologia e ajudar formar os cientistas de amanhã”, como afirmou João Barroca, Administrador Geral da Bayer Portugal.

A equipa do 8º ano do Colégio Militar, em Lisboa, é a vencedora nacional com o trabalho “Fututopia”, um jornal diário lançado a 1 de Janeiro de 2183. O trabalho apresenta a visão do quotidiano imaginado de um futuro ecologicamente sustentado que vai chegar daqui a 177 anos. As secções do jornal abordam temas relacionados com a saúde, comunicações, tecnologia, habitação, transportes, agricultura, desporto e conquista espacial, reservando um espaço para publicidade.

Mais desenvolvimento na próxima edição do jornal Reflexo – à venda a 6 de Julho

Artigos Relacionados