PUB
Entrega do IRS pela Internet
Terça-feira, Março 10, 2009

A partir de hoje e até dia 15 de Abril, já pode entregar o seu IRS pela Internet. O Governo promete efectuar o reembolso, no máximo, até final do próximo mês de Maio.

Os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas podem proceder à entrega, a partir de hoje, por meio electrónico, do respectivo IRS. O prazo de entrega vai até ao próximo dia 15 de Abril.

Para quem o fizer por esta via, o Governo já prometeu maior celeridade nos reembolsos. Assim, para quem entregar a declaração ainda no mês de Março, poderá ser reembolsado até final do mês seguinte. Na pior das hipóteses, quem fizer a entrega do IRS, via Internet, durante o mês de Abril, será reembolsado, o mais tardar até final de Maio.

Os interessados em proceder à entrega do IRS por este método deverão ter em sua posse a senha de acesso ao site das declarações electrónicas – quem não a possuir poderá solicitá-la no mesmo site e aguardar (cerca de seis dias) que a mesma lhe seja enviada para o seu domicilio fiscal.

Caso não tenha acesso à Internet ou, por sua vez, tenha dificuldades na utilização das novas tecnologias, poderá sempre recorrer aos serviços das Juntas de Freguesia locais que, através da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), possuam protocolo assinado com o Ministério das Finanças para esse efeito e que lhe darão todo o apoio para o correcto preenchimento da documentação on-line.

Na ferramenta disponibilizada on-line, poderá fazer uma simulação do valor do reembolso e ficar com prova de entrega da respectiva declaração de IRS. Contudo, deverá ficar atento ao bom encaminhamento para os serviços fiscais, ou não, da sua declaração, durante as 48 horas seguintes à sua entrega.

Artigos Relacionados