Entre as comemorações de aniversário e as festas de S. Pedro, há festa na Vila
Quinta-feira, Junho 11, 2015

Entre as tradicionais festas da Vila e de S. Pedro, decorre este ano o programa comemorativo do 75.º aniversário da vila das Caldas das Taipas.

O aroma das tílias já não engana – é sinónimo de Festas de S. Pedro, do início do período de férias de Verão, da época balnear, do regresso dos portugueses emigrados.

A passada semana abriram o complexo de piscinas e o parque de campismo das Caldas das Taipas. Os Banhos Velhos animam-se amiúde aos fins-de-semana e o movimento na antiga praça também não enganam ninguém.

No início de Junho começaram as comemorações dos 75 anos da elevação de Caldas das Taipas a vila (nós enganamo-nos na idade porque a vila é jovem e não aparenta a idade que tem). O programa continua com a exposição de fotografia no Centro Comercial Passerelle, até final do mês.

Este fim-de-semana estão programadas várias actividades. Esta sexta, dia 12, decorre o primeiro de um ciclo de debates em que se reflectirá sobre o futuro da vila das Taipas. Como convidados estarão: um taipense – Miguel Oliveira, administrador da Edigma; e Rui Reis, que se apaixonou pelas Taipas e é o líder do laboratório 3Bs, da Universidade do Minho, que está instalado no Avepark.

Dia 13, sábado, às 10 horas, está programado o segundo de um conjunto de Guias Improváveis. Depois de Domingos Maia, será a vez de António José Oliveira – professor e historiador. À noite acontece a iniciativa Todos ao Coreto – pequenas apresentações de jovens músicos da vila, actividade que conta com a colaboração do MAT – Movimento Artístico das Taipas.

Complementarmente ao programa do aniversário decorre também o programa das Festas da Vila e S. Pedro. Há mesmo alguns eventos que são comuns aos dois programas. Até domingo 14, decorre no antigo mercado a Feira das Associações. No dia 13 decorre o torneio de futebol sub-11 – o Caldas das Taipas Cup, que decorrerá no Campo Montinho.