Encontros Internacionais de Música de Guimarães
Domingo, Agosto 26, 2012

Concertos e masterclasses no Centro Cultural Vila Flor, recitais em vários espaços da cidade, de 27 de Agosto a 08 de Setembro

A edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães promete ser uma singular oportunidade para fruir o espírito musical que viverá sobre a cidade.

Nestas duas semanas, de 27 de Agosto a 08 de Setembro, jovens e talentosos músicos têm a oportunidade de participar nas masterclasses que se decompõem num alargado leque pedagógico, e assim aprender e partilhar experiências com músicos professores de reputação internacional num contexto repleto de criatividade, tendo ainda a possibilidade de revelar o seu talento nos recitais que marcarão presença em locais como a Academia de Música Valentim Moreira de Sá, o Museu de Alberto Sampaio e o Convívio Associação Cultural.

A edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães reserva três concertos no Grande Auditório do CCVF.

O primeiro concerto, “Shaken Not Stirred” ou “A Arte da Variação”, acontece no final do mês, a 31 de Agosto. A primeira parte será composta por dois solos: o primeiro de piano protagonizado por Alicia Permuy, e o segundo de violoncelo pelas mãos de Xavier Gagnepain. No programa em concerto, estes solistas também se reúnem para interpretar a Sonata de Debussy. No final, contando com a presença de António Saiote, vamos poder ainda escutar o Trio de Glinka para violoncelo, clarinete e piano.

No dia seguinte, 01 de setembro, “A Transição dos Séculos” promete uma viagem pelo Romantismo através das obras de Brahms, Debussy e Ottorino Respighi. António Saiote (clarinete) e Alicia Permuy (piano) interpretam a Sonata de Brahms e a Primeira Rapsódia de Debussy. O conceituado violinista Gerardo Ribeiro, acompanhado ao piano por Alexei Eremine, protagoniza a segunda parte do concerto dando, então, a conhecer a Sonata em si menor de Ottorino Respighi.

Os Encontros Internacionais de Música de Guimarães encerram a 08 de setembro com a música pós-moderna de Gottschalk e Procaccini a juntar-se ao classicismo de Schubert e ao nacionalismo de Enescu. Este concerto, intitulado “Eppure Si Muove (No Entanto Ela Move-se)”, apresenta, no seu início, o clarinete baixo em duas obras recentes de Arthur Gottschalk e de Teresa Procaccini. Nestas obras, Sauro Berti promete mostrar todas as potencialidades do instrumento e da sua técnica. Na segunda parte, Stefan Popov (violoncelo) dá-nos a escutar a Sonata ”Arpeggione” de Schubert, e Yuri Nasusckin (violino) remete-nos para o imaginário nacional romeno através da Sonata Op. 25 de George Enescu.

Os concertos têm início às 22h00. O preço do bilhete varia entre 5 euros e 3,5 euros com desconto.

Artigos Relacionados

Encontros Internacionais de Música durante a próxima semana em Guimarães
Segunda-feira, Agosto 31, 2009

O Ensemble Português de Tubas inaugura o programa dos Encontros Internacionais de Música que decorrem em Guimarães até 12.

Começam hoje no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães os Encontros Internacionais de Música de Guimarães, um certame que procura juntar no mesmo espaço partilha de experiência, de formação e de aperfeiçoamento.

A estrutura dos encontros divida-se entre diversas master-classes com alguns nomes sonantes da música erudita como Alexei Eremine, Anna Tomasik-Michalczyk e Michiko Tsuda; e os recitais.

Hoje o Ensemble Português de Tubas descerá à cidade onde farão o primeiro concerto deste ano dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães que terminarão somente no dia 12 de Setembro.

Artigos Relacionados