PUB
Encontro ibérico que juntará 1300 escuteiros dos 18 aos 22 anos encerra em Guimarães
Terça-feira, Agosto 4, 2015

A partir de hoje, até ao próximo fim-de-semana, decorre a fase final do “Rover Ibérico” que juntará escuteiros de Portugal e Espanha.

O “Rover Ibérico” decorre a partir de amanhã no Porto, devendo juntar 1300 escuteiros de Portugal e Espanha. Rover é a designação internacional para os Caminheiros, em Portugal e a fase final decorrerá a partir de amanhã no Porto, sendo que a final decorrerá em Guimarães no fim-de-semana de 7 a 9 de Agosto.

Após a cerimónia de abertura os caminheiros partirão em grupos para diversos pontos geográficos, onde os esperam diversos desafios de superação individual em pequenos grupos. Esta fase do Rover Ibérico ocupará os escuteiros durante três dias, em 50 desafios deferentes.

O encerramento do encontro será em Guimarães. No sábado, 8, os escuteiros ocuparão os jardins adjacentes do Paço dos Duques de Bragança, onde se espera a presença do Secretário de Estado da Juventude, Emídio Guerreiro. Às 15 horas está prevista uma visita ao Centro Escutista da Penha, um projecto financiado pelo Orçamento Participativo de Guimarães.

O encontro deverá ainda contar com representantes do município de Guimarães, assim como dirigentes do movimento escutista a nível regional e nacional. O encerramento será no domingo, 9, com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra.