Encenação da faina agrícola nas ruas das Taipas
Quarta-feira, Junho 22, 2011

Um desfile de mais de 30 carros alegóricos vai encenar, no próximo domingo, o processo da faina do linho e do centeio.

É a iniciativa de maior destaque do próximo fim-de-semana alargado, inserida nas Festas da Vila e S. Pedro 2011.

Um desfile de mais de 30 carros alegóricos, com início agendado para as 15.30 horas, desde o Campo do Montinho, até ao centro da vila das Taipas, para terminar duas horas depois, em pleno recinto da feira semanal.

Com figurantes a preceito serão recriadas as diferentes etapas da faina do linho e do centeio. O lavrar da terra, passando pela arrancada do linho, a espadelada e a restelagem, para terminar na arte de bordar o linho, são algumas das etapas a recriar, num cortejo que na sua primeira edição, realizada no ano passado, juntou nas Taipas milhares de pessoas.

Mas, durante os quatro dias de fim-de-semana prolongado, há outras iniciativas a ter em conta.

Desde logo, na noite de 23 de Junho, a comemoração do S. João das Fontaínas, com a actuação do agrupamento musical “Top5”.

Segue-se, no dia 24 de Junho, sexta-feira, a realização de um Torneio de Petanca a partir das 10 horas, no Parque de Lazer da vila. Uma hora antes, tem início nos Campo de Ténis o Torneio de S. Pedro destinado a atletas federados da categoria sénior. À tarde, pelas 17 horas, sobe ao palco do Jardim do Coreto, o Rancho Infantil de Santo Estêvão de Briteiros.

No sábado, pelas 17 horas, os alunos da Escola de Dança “Popullum” realizam uma demonstração de Cha-cha-cha, Bolero e Kuduro, no palco do Jardim do Coreto. No mesmo local, pelas 21 horas, actua o Rancho Folclórico de S. Salvador de Briteiros.

Relembre-se ainda que todos os dias, entre as 18 e as 2 horas da madrugada, continua em funcionamento a Feira da Francesinha e da Cerveja.