Elisabete Matos no Festival de Salzburgo em 2011
Terça-feira, Novembro 23, 2010

A cantora taipense participará no festival austríaco, onde interpretará a personagem Lady Macbeth de na ópera “Macbeth” de Giuseppe Verdi. A pianista portuguesa Maria João Pires tem igualmente participação programada.

O Festival de Salzburgo realiza-se na época de verão na cidade-berço de Mozart, na Áustria. É um dos festivais de artes dramáticas e de música erudita mais importantes do mundo, muito relacionado com a sua atribulada história, associada às convulsões políticas do século passado. O festival foi fundado em 1877.

O programa para a edição de 2011, que de decorrerá entre os dias 27 de Julho e 30 de Agosto, contará este ano com a participação das portuguesas Elisabete Matos e Maria João Pires. As duas actuarão no mesmo dia 12 de Agosto e à mesma hora.

A cantora taipense encarnará novamente o papel de Lady Macbeth na ópera da autoria de Giuseppe Verdi, enquanto que Maria João Pires interpretará um recital com a orquestra Camerata de Salzburgo com um alinhamento que inclui composições de Charles Yves, Karl Amadeus Hartmann, Mahler e Mozart.

A ópera Macbeth corre sobre um texto escrito por William Shakespeare (“A Tragédia de Macbeth”) escrito no início do século XVII, sobre o regicídio do rei Duncan da Escócia, após a conspiração entre o general Macbeth e a sua mulher Lady Macbeth. Esta foi a décima ópera de Verdi, estreada em 1847.

Texto: Paulo Dumas