PUB
Einstein: Concurso e Exposição em Guimarães
Sábado, Outubro 22, 2005

O Fisicum (Departamento de Física da Universidade do Minho) organiza uma exposiçãoe um concurso sobre Einstein. As actividades estão inseridas no programa do Ano Internacional da Física.

CONCURSO

O Fisicum 2005 organiza o concurso “1 minuto Einstein”, dotado de prémios monetários no valor de 2000 euros.

Com este concurso pretende-se desafiar todos quantos apreciam e/ou se dedicam às artes da imagem e som a produzir um filme curto (animação, vídeo, multimédia ou outro) sobre Albert Einstein, o inspirador de 2005 Ano Internacional da Física.

Os trabalhos enviados até 14 de Novembro serão escrutinados por um júri de selecção que decidirá da sua admissão a concurso. Os suportes e formatos admitidos são: Betacam SP/PAL, VHS, CD/DVD, mini DV, vídeo 8 e filme de 35 mm.

As obras admitidas a concurso serão avaliadas por um Júri constituído por personalidades nacionais e estrangeiras com méritos reconhecidos em áreas afins ao concurso.

EXPOSIÇÃO

O Departamento de Física da Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães e a Biblioteca Raul Brandão promovem a exposição “Física na Cidade”, que estará patente ao público durante o mês de Outubro.

A exposição é constituída por três conjuntos de painéis: “Física Clássica”, “Física do Século XX” e “Física para o Século XXI”. Os dois primeiros apresentam algumas das personalidades que marcaram a história da Física ao longo dos séculos e “Física para o Século XXI” abre as portas do Centro de Física da Universidade do Minho, fazendo uma viagem pelos principais tópicos de investigação deste Centro.

A exposição tem entrada gratuita e divide-se por dois núcleos: Átrio da Biblioteca Municipal Raul Brandão (Física Clássica e Física no século XX) e Claustro da Câmara Municipal de Guimarães (Física para o Século XXI). Na Biblioteca será disponibilizada uma brochura com as biografias de alguns cientistas.

Artigos Relacionados