PUB
Educação para todos em Guimarães
Quinta-feira, Setembro 8, 2016

Chegou setembro. E com ele um novo ano letivo. Um ano letivo que se prevê calmo e tranquilo no concelho de Guimaraes. Da parte da Câmara Municipal de Guimarães tudo está preparado para receber novos e velhos alunos: transportes assegurados, cantinas a funcionar, pessoal não docente em número suficiente para assegurar um ambiente que propicie aprendizagem em cada uma das nossas escolas.

Este ano, a Câmara Municipal reforçou o pessoal não docente das escolas, contratando 100 novos assistentes operacionais, 100 homens ou mulheres (mais mulheres, mantém-se a tradição) que já estão colocados nas escolas, gente nova e menos nova, com experiência e sem experiência, mas todos unidos numa vontade de fazer mais e melhor, de ajudarem a construir uma escola de qualidade.

A maior parte destes novos funcionários já está a assegurar as Atividades de Animação e Apoio à Família dos alunos do pré-escolar, uma novidade deste ano letivo. O vulgarmente conhecido prolongamento de horário do pré-escolar, até aqui da responsabilidade de associações de pais, juntas de freguesia ou IPSS passa para a gestão da Câmara e dos agrupamentos.

Estas entidades, em quem a autarquia delegou esta competência, durante anos fizeram um trabalho de excelência, construíram projetos, formaram pessoas, ajudaram pais e encarregados de educação a cuidar das suas crianças. Um agradecimento profundo a todos, pois foram muito importantes e a sua experiência foi fundamental para a construção deste novo projeto, igual para todos, comum em todos os jardins de infância do concelho.

Contamos com todos para nos ajudarem neste novo desafio, implementar um projeto integrador, centrado numa educação pelas artes, preparando os nossos meninos e meninas para este mundo global, um mundo que exige múltiplas competências, que são desenvolvidas cada vez mais cedo.

As escolas estão prontas para receber os alunos, muitas foram intervencionadas durante o verão, outras serão durante este ano letivo. Continuamos a apostar numa requalificação geral, dos edifícios escolares, dos espaços exteriores, dos jardins, dos equipamentos, uma tarefa hercúlea dadas as dezenas de estabelecimentos de ensino, mas que continuaremos a perseguir.

E os projetos continuam, do PEGADAS ao Teatro Bus, das visitas de estudo ao Educabicla, a Autarquia continua a trabalhar para oferecer novos desafios que ajudem os nossos alunos, de todas as idades, a serem cidadãos plenos.

Séneca dizia que “Não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai”. Nós sabemos o caminho e continuaremos a trabalhar porque a EDUCAÇÃO continua a ser uma prioridade!

Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães