PUB
Ecoturismo traz visitantes franceses às Taipas
Quarta-feira, Novembro 17, 2010

Um grupo de cerca de 40 cidadãos franceses estão durante esta semana de visita ao concelho de Guimarães no âmbito de uma iniciativa de Ecoturismo promovida pesa Desincoop – Cooperativa de Desenvolvimento Económico, Social e Cultural.

A visita insere-se no âmbito da mobilidade de pessoas que se encontram a receber o Subsídio Social de Reinserção e que, tendo em conta a área formativa em que se encontram, procuram trocar experiências e recolher dados relativos, por exemplo, a formas de potenciar e dinamizar o ecoturismo – um tipo de turismo diferente do praticado pelas grandes empresas, praticado em pequenas escala mas, cada vez mais, em grande implementação na Europa.

O grupo de visitantes que durante todo o dia de ontem esteve de visita às Taipas é representativo de diversas regiões francesas e constituído por indivíduos que se encontram em formação na área da restauração, em especial nas áreas de cozinha, pastelaria e padaria.

Nesse contexto realizaram uma visita às instalações de uma padaria-pastelaria na vila das Taipas onde puderam verificar as técnicas, ingredientes e processo de fabrico do pão de da diferente pastelaria produzida no local. Tudo com o objectivo de lhes ser proporcionada a possibilidade de vivenciar novas experiências e trocar impressões com os nossos profissionais do ramo.

Luísa Oliveira, presidente da Desincoop, entidade que pelo segundo ano consecutivo serve de anfitriã a este tipo de iniciativa, revela que a receptividade destes “ecoturistas” tem sido muito boa. “Colocam muitas questões e ficam surpreendidos com a forma como os nossos profissionais aprendem uns com os outros. Por outro lado, vão daqui deliciados com a nossa gastronomia e com as condições naturais da região”.

Estes visitantes estarão por Guimarães durante uma semana sendo que, já tiveram oportunidade de visitar S. Torcato, onde realizaram a Rota dos Moinhos e visitaram o VivaParque. O dia de ontem foi passado nas Taipas (visita a pastelaria e Junta de Freguesia) e em Briteiros, com uma visita ao Museu da Cultura Castreja. Segue-se uma visita a uma empresa de cutelarias local. Na Quinta-feira os visitantes rumam a Braga para visitaram um museu particular de instrumentos musicais fabricados manualmente. Em Guimarães visitarão a Horta Pedagógica e uma Quinta Rural. Segue-se a Montanha da Penha (Irmandade da Penha e Turipenha) para terminaram a visita, no Sábado, com uma manhã de compras no Mercado Municipal.

Falta ainda referir que, todas as noites, se realizam acções de formação de cozinha portuguesa.