PUB
Ecorâmicas 2015: uma panorâmica sobre o recurso água, as suas ameaças e desafios
Quarta-feira, Outubro 21, 2015

A terceira edição da Ecorâmicas é inteiramente dedicada à água, como recurso natural fundamental. O arranque é feito amanhã com um seminário onde estarão vários agentes envolvidos na captação, distribuição e no tratamento da água.

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia promove desde esta quinta-feira, 22, hoje até domingo a terceira edição da Ecorâmicas. A edição deste ano, para além da mostra de cinema documental, procura abrir um momento de reflexão sobre um recurso essencial à existência humana.

O conceito por trás da Ecorâmicas cumpre-se em dar uma panorâmica sobre um tema relacionado com o meio ambiente. José Cunha, presidente da Direcção da AVE, explica que boa parte dessa panorâmica é feita à base de cinema documental sobre ambiente e sociedade.

As expectativas para a terceira edição da Ecorâmicas são elevadas. “O balanço é positivo”, diz-nos José Cunha, “temos tido cada vez mais público, e interessados em participar, nomeadamente nas sessões dedicadas às escolas”.

Depois nos anos anteriores os temas terem sido em torno da alimentação e da produção de resíduos sólidos, derivados das actividades humanas, este ano a água será o centro da reflexão que a Ecorâmicas procurará promover.

José Cunha fundamenta a escolha da água como tema central da Ecorâmicas: “escolhemos a água porque é um elemento fundamental ao ambiente e à sociedade, mas que é mal tratado e sujeito a diversas pressões que importam denunciar e corrigir”.

Além do cinema documental, o programa inclui um seminário, várias tertúlias e uma caminhada às minas de água da Penha, no sábado, às 10 horas.

Nas sessões de cinema serão exibidos seis documentários a começar, já esta quinta-feira, dia 22, com “Rio de Couros” e “Ribeira Acima”. Esta primeira sessão, tal como as diversas actividades da Ecorâmicas, decorrerão na Plataforma das Artes e da Criatividade.

Um dos destaques desta edição da Ecorâmicas será o seminário que decorrerá durante todo o dia de quinta-feira e contará com técnicos e especialistas do sector, em colaboração com a Vimágua, a Tratave e a Águas do Norte.

A Ecorâmicas terminará então no domingo, 25 de Outubro, quando durante a tarde se projectarão os filmes “A Thirsty World – Um Mundo Com Sede” (às 14.45h) e “Watermak – As Marcas da Água” (às 18h).

O programa completo com as sessões de cinema e as tertúlias poderá ser consultado aqui. O programa detalhado do seminário e os respectivos painéis poderá ser consultado aqui.