PUB
Eclipse da Lua no sábado pode ser observado na Secundária de Caldas das Taipas
Sexta-feira, Março 2, 2007

O Clube de Astronomia da Escola Secundária de Caldas das Taipas promove uma observação do evento aberta a toda a população.

No próximo sábado (3 de Março), a Lua irá transpor completamente o interior da umbra da Terra, podendo o eclipse durar 1 horas e 42 minutos. Para observar o fenómeno astronómico, o Clube de Astronomia da Escola Secundária de Caldas das Taipas porá à disposição da população dois telescópios apontados à Lua, que permitirão ao público assistir à passagem da Lua sob a sombra da Terra.

José Carlos Codeço, responsável por aquele grupo sedeado da Escola Secundária, explica que: “durante o fenómeno, a Lua não permanece inteiramente oculta ao ser escurecida pela sombra terrestre. Isto deve-se à refracção da luz solar pela atmosfera do planeta”.

O fenómeno caracteriza-se por circunstâncias particulares que se devem à atmosfera terrestre. Segundo o professor: “a intensidade da luz refractada depende da quantidade de nuvens ou poeira existentes na atmosfera, bloqueando a passagem da luz. A atmosfera da Terra filtra a maior parte da componente azul da luz solar e a luz remanescente avermelhada atinge a superfície da Lua. Assim, a Lua será perceptível com uma coloração avermelhada, cuja intensidade varia de um eclipse para outro. Se a Terra não tivesse nenhuma atmosfera, a Lua ficaria totalmente escura durante um eclipse total”.

A ocultação total da Lua calcula-se que atingirá o seu máximo às 23 horas e 21 minutos. A melhor fase para observar o eclipse terá início às 21.30 horas e termina cerca da 1 hora da madrugada de domingo.

Artigos Relacionados