PUB
Eclipse da Lua no dia 15 de Junho
Terça-feira, Junho 14, 2011

Clube de astronomia da escola secundária promove, esta quarta-feira, a observação do eclipse total da lua. Durante os próximos três anos, este será o último eclipse lunar no qual uma boa parte da fase da totalidade será visível no nosso país.

No início da noite deste dia 15 de Junho, pouco antes das 21 horas, a Lua cheia irá nascer em Portugal completamente mergulhada na parte central da sombra da Terra. A fase de totalidade observável demora aproximadamente uma hora.

Para assinalar este fenómeno, o Clube de Astronomia da Escola Secundária de Caldas das Taipas terá as portas abertas, com entrada livre, a decorrer nas instalações da escola, com início às 21 horas, para a observação do eclipse.

Diversos telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do eclipse, ao mesmo tempo que os membros do clube explicarão as condições em que os eclipses ocorrem.

Trata-se de uma oportunidade a não perder. Somente a 28 de Setembro de 2015 será possível acompanhar outra vez um eclipse total lunar.