EXPOSIÇÃO | “Guimarães: a tradição das cutelarias”
Quarta-feira, Janeiro 30, 2013

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães inaugura, esta Sexta-feira, uma exposição sobre a indústria da cutelaria.

O facto das cutelarias ser uma das muito antigas indústrias de Guimarães, que soube manter-se competitiva, possuindo um nível de emprego significativo e contribuindo, de forma importante, não só para a redução de importações mas também para o volume das nossas exportações, foi uma das principais razões que levou a Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) a promover a realização de uma Exposição sobre cutelarias de Guimarães.

O projecto já vinha a ser desenvolvido e pensado desde o início de 2011 e fica agora concluído, com a realização da exposição, após um caminho longo, percorrido com a colaboração de muitos particulares, empresas e instituições que, de forma voluntária quiseram contribuir para uma iniciativa que servirá como memória futura de uma indústria tão querida para as gentes de Guimarães.

Em exposição estará patente a colaboração e empenho de mais de 100 instituições, empresas e cidadãos que disponibilizaram peças de cutelaria ou documentos, cerca de 2.800 peças registadas, mais de 400 documentos, mais de 600 marcas diferentes de cutelarias e mais de 20 doações de espólio para museu de cutelarias de Guimarães.

A iniciativa é inaugurada esta Sexta-feira, dia 1 de Fevereiro, pelas 15.30 horas, no Salão Multifunções da ACIG, com a presença de António Almeida Henriques, Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional. .

Artigos Relacionados