PUB
Duas novas USF nas Taipas a funcionar já na próxima Sexta-feira
Quarta-feira, Dezembro 26, 2007

Quem se dirigir ao Centro de Saúde das Taipas a partir da próxima Sexta-feira (28 de Dezembro) já encontrará a funcionar as duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF): “Ara de Trajano” e “Duovida”.

Depois de alguns meses a preparar as candidaturas e de ultrapassados os “normais” obstáculos que entretanto vão surgindo neste tipo de questões, já há data definida para a abertura aos utentes das duas novas USF pensadas para funcionar no Centro de Saúde das Taipas.

Já a partir da próxima Sexta-feira, 28 de Dezembro, os utentes que se dirigirem ao Centro de Saúde das Taipas, encontrarão uma nova forma de funcionamento daquele espaço, fruto da instalação das referidas USF.

A “USF Ara de Trajano” será coordenada pelo médico, Nuno Dias de Castro e será constituída por seis médicos, seis enfermeiros e cinco administrativos sendo que apenas um dos enfermeiros será proveniente de fora do CST. Nesta USF, cada um dos médicos terá uma “carteira” de cerca de 1.950 utentes.

Quanto á “USF Duovida”, cada médico irá receber à volta de 1.822 utentes e a equipa, coordenada por Alice Pérez, vai ser constituída por oito médicos, dez enfermeiros e sete administrativos. Destes, três médicos, três enfermeiros e três administrativos estarão destacados para Briteiros onde realizarão serviço a par do que efectuarão nas Taipas.

Para que ambas funcionem de forma autónoma, o espaço físico do Centro de Saúde sofreu algumas obras de remodelação que já estarão concluídas.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados