Domingos Bragança assume presidência da Comunidade Intermunicipal do Ave
Quarta-feira, Janeiro 27, 2016

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães foi nomeado por unanimidade para a presidência da C.I.M. do Ave. Domingos Bragança sucede a Manuel Batista que ocupou o cargo nos últimos dois anos.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, foi indicado pelos seus pares para a presidência da Comunidade Intermunicipal do Ave (C.I.M. de Ave). A decisão foi tomada por unanimidade, durante uma reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no dia 25 de Janeiro.

A C.I.M. do Ave é uma associação de municípios, que agrega Guimarães, Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. Domingos Bragança sucede a Manuel Batista na presidência desta estrutura.

O autarca vimaranense é ainda presidente da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), que se encontra há vários em processo de dissolução, mas que tem ainda existência formal. Para evitar a acumulação de funções nas duas estruturas intermunicipais, Domingos Bragança deverá deixar a presidência da AMAVE.

A AMAVE é uma outra associação de municípios, criada no início da década de 1990, que juntava os municípios de Vizela, Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Vila de Conde, Trofa, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

Em declarações à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso referiu que o processo de dissolução da AMAVE deverá ficar concluído durante o ano de 2016. Joaquim Couto referiu ainda a sua ideia de transformar a AMAVE numa entidade alternativa com “mais peso” institucional.

A C.I.M. do Ave – associação de municípios com fins múltiplos, foi criada a 14 de Abril de 2009. Ainda na reunião de 25 de Janeiro, Humberto Cerqueira e António Cardoso, respectivamente presidentes dos municípios de Mondim de Basto e de Município de Vieira do Minho, passaram a ser os novos Vice-Presidentes do Conselho Intermunicipal.