PUB
Distrito de Braga segue tendência nacional nos níveis de desemprego
Terça-feira, Abril 24, 2007

Todos os concelhos do distrito de Braga registaram uma diminuição na taxa de desemprego. Na globalidade, em Março, menos estavam inscritos menos 10% que no ano anterior. A taxa nacional situa-se nos 8,1%.

O relatório mensal emitido pelo Governo Civil do Distrito de Braga registou, no mês de Março, uma nova descida dos indicadores do desemprego. Estes números baseiam-se nos registos dos Centros de Emprego do Distrito, onde passaram a estar inscritos no mês de Março 45 mil desempregados, menos 1.116 do que no mês de Fevereiro de 2007.

A tendência é ainda mais acentuada se for feita a comparação com o mês de Março de 2006. A descida chega aos 10%, um valor superior à média registada no território nacional.

Não obstante o saldo positivo verificado, registou-se um aumento no número de inscritos nos Centros de Emprego, o que significa que o número de colocados foi superior ao número de novas inscrições. O indicador das ofertas de emprego registou um aumento continuado.

O concelho de Guimarães continua a ser o que maior número de desempregados regista, ficando à frente do concelho de Braga, apesar de, nestes dois concelhos, estarem registados menos desempregados (-6% e -7% respectivamente).

Enquanto que por um lado se verifica uma baixa de desempregados com menores níveis de qualificação, por outro aumenta nos segmentos de população mais qualificada.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados