PUB
Dia dos Monumentos assinalado nas Caldas das Taipas
Quarta-feira, Abril 15, 2009

O Dia Internacional dos Monumentos será assinalado nas Caldas das Taipas com uma série de visitas ao sítio dos Banhos Velhos. Estão programadas outras actividades quer em Guimarães, quer em Braga.

Comemora-se no próximo sábado, 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano, como forma de assinalar a data, a Taipas-Turitermas integra o programa de comemorações, que engloba outras entidades e iniciativas.

Durante o dia de sábado, serão feitas várias visitas guiadas às instalações termais, assim como ao antigo balneário, popularmente conhecido como Banhos Velhos. As visitas serão feitas em grupos. As inscrições são limitadas e poderão ser feitas nas instalações da Taipas-Turitermas, durante o período de funcionamento.

No mesmo dia à noite, a partir das 21.30 horas, será instalado junto à Estância Termal um observatório astronómico, numa colaboração do Clube de Astronomia da Escola Secundária e da Sociedade Científica do Minho.

Em Guimarães, no sábado, está programado o peddy-paper “À Descoberta do Centro Histórico”. Dirigido ao público mais jovem, será organizado em equipas de dois ou três elementos. O início será às 10.15h junto à Biblioteca Raul Brandão e a participação é gratuita.

Já na sexta-feira, 17 de Abril, o Paço dos Duques de Bragança organiza várias actividades, uma delas lúdico-pedagógica dirigida ao público escolar; outra para o público em geral que consiste numa visita guiada não só pelo paço mas por todo o património edificado da Colina Sagrada.

Também em Braga o dia será assinalado com actividades nas Termas Romanas do Alto da Cividade, com um espectáculo de dança contemporânea, às 15.30 horas; e visitas ao Museu Pio XII, às 16.30 horas. Estão ainda programadas duas visitas guiadas à Sé de Braga, uma às 11 horas e outra às 15.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO. Tem, em Portugal, a organização e promoção do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

O objectivo deste dia é fomentar a sensiblidade para as questões relacionadas com o património cultural e também para a necessidade da sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.

site IGESPAR

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados