PUB
Dia das Nações Unidas no Campus de Gualtar
Terça-feira, Outubro 24, 2006

A Universidade do Minho evoca hoje o dia das Nações Unidas através de uma exposição e uma palestra. A Organização das Nações Unidas iniciou as suas actividades em 24 de Outubro de 1945.

Partindo de um convite formulado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para a Europa Central, a Universidade do Minho através da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais terá patente ao público uma exposição que evoca o Dia das Nações Unidas.

Para além da exposição, patente no átrio do Complexo Pedagógico II, haverá lugar para uma palestra proferido pelo professor Rafael Garcia Perez, da Universidade de Santiago de Compostela, sob o tema “A ONU e a Paz Internacional”. A palestra está marcada para as 12 horas de hoje, no anfiteatro B1.

A Organização das Nações Unidas foi criada em 1945, no rescaldo da segunda grande guerra mundial, com o objectivo de promover a paz e a segurança nas relações entre os países. A ONU tem sede em Nova Iorque e conta hoje com 192 estados-membros. No seu início foram 51 países os que assinaram a Primeira Carta das Nações Unidas.

Portugal, como país soberano e internacionalmente reconhecido, foi admitido na ONU em 1955. Desde então fez parte do Conselho de Segurança e do Conselho Económico e Social. Nos anos de 1994 até 1996, Diogo Freitas do Amaral foi presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Artigos Relacionados