PUB
Dia Um da CEC 2012
Terça-feira, Janeiro 17, 2012

O dia 21 de Janeiro marca o arranque dos espectáculos da Capital Europeia da Cultura

A sessão está marcada para hoje e contará com a presença de Durão Barroso (presidente da Comissão Europeia) e Cavaco Silva (Presidente da República).

Pelas 18 horas, o pavilhão multiusos de Guimarães acolherá a cerimónia oficial de abertura, onde decorrerá o espectáculo “Os nossos afectos” a cargo de Manuel D’Oliveira e que contará com a presença de Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao, entre outros convidados. A Fundação Orquestra Estúdio actuará durante o programa protocolar desta sessão de abertura, já com a lotação esgotada. No entanto, esta sessão, bem como o espectáculo marcado para as 22 horas no Toural, serão transmitidos em directo pelo canal RTP Informação e difundidos por vários ecrãs que serão colocados em diferentes espaços da cidade.

A noite deste primeiro dia será marcada pela encenação “Berço de uma Nação” e estará a cargo do grupo catalão La Fura dels Baus e do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua. Este espectáculo tem entrada livre e será a primeira de cinco histórias que vão ser contadas no Toural e que marcarão o início das diferentes fases da programação da CEC 2012 bem como o seu encerramento. As projecções multimédia numa das fachadas do Toural e videomapping (projecção de imagens em 3D) a utilizar nestas sessões têm como ponto de partida a identidade da cidade de Guimarães . O grupo La Fura dels Baus utilizará ainda na sua encenação um cavalo e uma estátua de grandes dimensões.

A noite de abertura prolongar-se-á pela noite dentro. No final do espectáculo do Toural, os diversos bares e associações da cidade estarão abertos até às 4 horas da manhã, com diferentes animações musicais.

O Largo do Toural e ruas adjacentes irão ser alvo de restrições de trânsito tanto no dia 20 como no dia 21. O trânsito será proibido entre as 20h30 e as 2h30, do dia 20 e entre as 15h e as 3h, do dia 21 de Janeiro. Para facilitar o estacionamento, todos os parques públicos estarão abertos durante 24 horas e terão afixados, à entrada, os preços a praticar.

Carlos Martins, da direcção da Fundação Cidade Guimarães, salientou que o dia 21 terá o simbolismo da abertura, mas que essa abertura se prolongará durante a semana até ao dia 28 de Janeiro. Ao longo desta primeira semana a CEC apresentará um conjunto de actividades que passarão por todas as áreas de programação. O culminar desta semana será passado entre o meio-dia e a meia-noite do dia 28, com uma série de concertos de música em diversas casas particulares do centro histórico, trata-se do projecto “Mi casa es tu casa” concebido por Fernando Alvim. Nesta mesma noite, no multiusos, pelas 22 horas, actuará o grupo Buraka Som Sistema.