PUB
Desporto Local
Domingo, Março 5, 2006

Dos dois grandes clubes desportivos, ao nível local são, neste momento, e sem desprimor para os demais, o Clube de Caçadores das Taipas e o CART – Centro de Actividades Recreativas Taipense. O primeiro realça-se pelo futebol, enquanto que o segundo se destaca, sobretudo, pelo hóquei em patins.

Quanto ao futebol, penso que o actual presidente do CCTaipas se tem empenhado e tudo tem feito para que o clube ascenda rapidamente aos Nacionais que é, como diz o povo, o lugar do Taipas. Embora ainda seja matematicamente possível, o objectivo da subida começa a ficar cada vez mais distante. O Vieira não desarma e os 18 pontos de desvantagem parecem cada vez mais difíceis de recuperar, se não impossíveis.

Se me é permitido, e na qualidade de associado, gostaria de aqui deixar um conselho que coincide com a opinião de muitos taipenses. O clube deveria fazer uma maior aposta na chamada “prata da casa” e aproveitar ao máximo as suas camadas jovens, como fazem, e muito bem, alguns clubes até da I Liga, em vez de se contratarem jogadores com idade avançada e sem qualquer relação sentimental com o clube. Os custos financeiros certamente diminuiriam e, quem sabe, os resultados desportivos também seriam outros.

Embora o futebol seja o desporto rei, o hóquei em patins sempre foi uma modalidade muito acarinhada pelos taipenses, desde os tempos idos do “Turismo Hóquei Clube”. Confirmando esta ideia, o CART é, actualmente, o único representante concelhio da modalidade.

Após um interregno, foi reatado, esta época, o escalão sénior que tem dado cartas no Campeonato Nacional da III Divisão. Neste momento, a apenas 10 jornadas do final, e com dois jogos em atraso, a formação taipense comanda a Zona Norte com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado. Em 13 partidas realizadas apenas empatou uma e perdeu outra. Sabendo-se que os dois primeiros classificados subirão à II Divisão Nacional, as expectativas e as esperanças são mais que muitas e talvez, no final da época, se escreva uma nova página no desporto da nossa vila.

O plantel sénior do CART é constituído maioritariamente por atletas da nossa vila e formados nas camadas jovens do clube. São atletas de grande qualidade técnica, alguns dos quais já com experiência de I e II Divisões, mas que, por amor a uma terra e a uma colectividade, aceitaram o desafio de se voltarem a reunir no clube do seu coração a troco de salário zero.

Infelizmente, a excelente campanha que têm feito não tem sido devidamente acarinhada, quer pelos meios de comunicação social locais, que pelo número de assistências aos jogos. Estes atletas mereciam mais e melhor apoio, sobretudo nesta fase decisiva do campeonato, pelo que aproveito a oportunidade para lançar um repto aos taipenses: compareçam aos jogos do CART; o apoio de todos é muito importante ma luta pela subida de divisão e, quem sabe, pela conquista do título de campeões nacionais da III Divisão, objectivo que nunca esteve tão perto de ser alcançado.