PUB
Desemprego aumenta em Novembro
Quinta-feira, Dezembro 28, 2006

O relatório do Governo Civil de Braga dá conta de uma inversão na descida do desemprego no distrito que se vinha registando nos últimos meses. A variação mensal do desemprego subiu, mas a variação homóloga registou uma descida de 6%.

O nível de desemprego cresceu no mês de Novembro, relativamente aos meses anteriores, contrariando a tendência de descida que se vinha registando nos meses de Verão. Os dados são do relatório mensal publicado pelo Governo Civil do Distrito de Braga que revela que o número de desempregados no distrito situou-se em Novembro em 48274. Este número consegue em contrapartida uma diminuição relativamente ao mês de Novembro do ano passado, altura em que registou mais 6% de desempregados que este ano.

No Centro de Emprego de Guimarães registou-se um decréscimo de 3% relativamente a Novembro de 2005. Os concelhos do distrito que registaram uma variação homóloga positiva foram os de Amares e Terras de Bouro, com taxas de 3%.

Os desempregados de longa duração (inscritos nos centros de emprego há mais de um ano) registaram uma descida de 14%. No entanto, no Centro de Emprego de Guimarães essa variação foi de 2%. No que respeita aos desempregados inscritos há menos de 1 ano, houve um acréscimo de 3% no distrito e um decréscimo de 7% em Guimarães.

Tendo em conta os níveis de habilitação dos desempregados inscritos, o único índice que continua a crescer é o dos desempregados com ensino superior com mais 13% e 18% no distrito de Braga e em Guimarães, respectivamente.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados