PUB
Deputados socialistas de visita às Taipas
Terça-feira, Abril 7, 2009

As duas Unidades de Saúde Familiar (USF) das Taipas, receberam ontem, dia 6 de Abril, a visita de três deputados do PS à Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Braga.

Miguel Laranjeiro, Isabel Coutinho e Ricardo Gonçalves, deputados do Partido Socialista, visitaram no final da manhã de ontem as USF “Ara de Trajano” e “Duovida”. A visita foi ainda acompanhada por responsáveis da área da saúde da região, bem como, por Ricardo Costa, próximo candidato pelo PS à Junta de Freguesia de Caldelas.

A visita, que teve como objectivo o contacto com a realidade dos cuidados de saúde primários do concelho de Guimarães, serviu para constatar que, neste momento, as principais dificuldades de ambas as USF se prendem com as condições estruturais. Foi notória, durante as pequenas conversas entre os responsáveis daquelas unidades de saúde, nomeadamente entre Nuno Dias de Castro, responsável pela USF “Ara de TRajano”, e os políticos presentes, a preocupação em passar a mensagem de que, apesar dos objectivos contratualizados estarem a ser cumpridos, há ainda algumas necessidades ao nível dos espaços físicos para que o serviço prestado aos cidadãos possa ser melhorado.

Foi precisamente essa a principal conclusão tirada pelos deputados presentes que, pela voz de Miguel Laranjeiro, deram conta do excelente trabalho realizado pelas duas USF, nomeadamente no que respeita à completa resolução do problema dos utentes sem médico de família que, na altura eram 3000 e que após a abertura destas duas unidades, deixou de constituir problema. Os deputados socialistas, eleitos pelo círculo de Braga, afirmaram que vão continuar a “acompanhar de perto esta preocupação e que farão chegar a mensagem aos locais próprios”. Consideraram ainda que se trata duma pretensão “legítima e sobretudo justa, pois foi esse o compromisso inicial, quando se criaram estas duas USF”.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados