Deputada Carla Cruz apresentou balanço dos oito meses de actividade no parlamento
Quinta-feira, Julho 28, 2016

O grupo parlamentar do PCP apresentou um balanço da sua actividade parlamentar e extra-parlamentar, numa altura da pausa para férias na Assembleia da República e antes do encerramento da primeira sessão parlamentar da legislatura.

A deputada Carla Cruz, eleita do PCP pelo Círculo Eleitoral de Braga, apresentou em Guimarães um balanço da actividade parlamentar da primeira sessão da XIII legislatura, que termina no próximo dia 14 de Setembro.

Para os representantes do PCP no Parlamento, os primeiros meses da legislatura foram marcados pelas “graves consequências de quatro anos de política de exploração e empobrecimento”.

No entanto, os comunistas sublinham que nos oito meses, após as eleições de 4 de Outubro de 2015, foi possível “ainda que de forma tímida” reverter algumas medidas no sentido de inverter a “política de exploração, empobrecimento e liquidação de direitos”.

Segundo os responsáveis comunistas, a realidade do distrito de Braga continua a ser marcada pelo desemprego, declínio dos sectores produtivos. Na saúde o documento do PCP onde é feito o balanço dos oito meses refere os sectores da saúde e da educação, referindo especificamente a degradação dos serviços de urgência do Hospital de Guimarães e as intervenções urgentes em algumas escolas.

No resumo da actividade parlamentar, Carla Cruz refere que esta assentou, sobretudo, “no contacto permanente com a realidade regional, na interligação da luta institucional com a luta de massas, na procura de servir os trabalhadores e as populações”.

O grupo parlamentar apresentou 7 projectos de resolução, 1 projecto de lei e mais de duas centenas de perguntar, metade das quais sobre questões relacionada com o distrito de Braga. O balanço foi apresentado um Guimarães, numa conferência de imprensa que decorreu no passado dia 25 de Julho, na sede concelhia do PCP.