PUB
Delegação do PCP encontrou-se com Pró-Reitor da Universidade do Minho
Terça-feira, Maio 6, 2008

João Monteiro, Pró-Reitor da Universidade do Minho recebeu no passado Sábado uma Delegação do PCP liderada pelo Deputado, Agostinho Lopes.

Uma delegação do Partido Comunista Português (PCP) constituída pelo Deputado, Agostinho Lopes, pela vereadora da CMG, Ana Amélia e por Jorge Matos da Direcção da Organização Regional do PCP, encontrou-se, no passado Sábado, com João Monteiro, Pró-Reitor da Universidade do Minho (UM).

Em cima da mesa esteve a avaliação da situação na UM, no intuito do Grupo Parlamentar do PCP proceder ao agendamento de Debate Potestativo na Assembleia da República.

Com este encontro, os comunistas, acabaram por confirmar as suas preocupações no que respeita ao sub-financiamento do ensino superior com a constatação da diminuição real dos orçamentos das instituições e, particularmente a não transferência das verbas correspondentes aos aumentos salariais e progressões dos trabalhadores.

A delegação chefiada por Agostinho Lopes deparou-se ainda com discrepâncias diversas entre as informações recebidas e as recentes respostas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a perguntas do Grupo Parlamentar do PCP sobre os assuntos em questão.

Em informação difundida pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP, é ainda considerado como “escandaloso” o facto de em Maio de 2008 o Governo ter respondido a um Requerimento do PCP de Julho de 2007, dizendo não haver qualquer problema relativamente à transferência de verbas consignadas em PIDDAC para as obras da Escola de Saúde quando é do conhecimento público os enormes atrasos relativos a esse assunto, obrigando a universidade a adiantar verbas das suas receitas próprias.

Todas estas questões serão levadas pelo PCP à Assembleia da Republica em Debate a realizar proximamente.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados