PUB
De 24 a 26 de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor
Segunda-feira, Outubro 22, 2012

“Cidade e População” em debate no I Congresso Histórico Internacional, em Guimarães

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura acolhe o I Congresso Histórico Internacional “As Cidades na História”. A edição deste ano incide sobre a temática da população, primeiro ponto distintivo entre mundo urbano e mundo rural.

A iniciativa, que leva a Guimarães historiadores e investigadores nacionais e internacionais, pretende discutir e desconstruir a evolução da cidade enquanto concentrado populacional vivo em permanente mutação. No I Congresso Internacional “As Cidades na História: População” serão analisados temas como a evolução de quantitativos populacionais, o regime demográfico próprio das cidades, comparações entre demografia urbana e demografia rural no que respeita a comportamentos de nupcialidade, fecundidade, mortalidade ou mobilidade.

O congresso dividir-se-á em cinco grandes áreas temáticas: a cidade no mundo antigo, na época medieval, moderna, industrial e transição demográfica e, finalmente, a cidade na época actual. Cada uma destas áreas de debate integra uma sessão plenária com dois conferencistas – um português e outro estrangeiro – e um conjunto de sessões paralelas de apresentação de trabalhos sobre as respectivas temáticas. O I Congresso Histórico Internacional “As Cidades na História: População” encerra com uma mesa redonda sobre a cidade do futuro.

Artigos Relacionados