PUB
DREN acolhe pretensões da comunidade educativa de Guimarães
Sexta-feira, Junho 1, 2012

No próximo ano lectivo não será constituído qualquer novo agrupamento de escolas no concelho. A informação foi avançada por Francisca Abreu, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães.

Francisca Abreu obteve essa informação por parte do Director Regional de Educação do Norte durante o primeiro dia de Junho.

Ao Reflexo, a responsável pelo pelouro da educação mostrou-se satisfeita pelo facto da DREN ter acolhido as pretensões de toda a comunidade educativa de Guimarães. Reforçou que a oposição a novos agrupamentos de escolas no concelho não partia somente da Câmara Municipal, mas reunia a unanimidade de todos os directores de escolas e dos seus presidentes dos Conselhos Gerais e também. A defesa da manutenção da situação actual na questão da gestão das escolas é justificada pelas grandes dimensões dos estabelecimentos de ensino na actualidade. Francisca Abreu acrescentou ainda que os novos agrupamentos poderiam pôr em causa o trabalho consolidado das escolas relativamente ao combate ao insucesso e ao abandono escolar, como revelam os indicadores. Por último, defendeu ainda que as questões de reordenamento da rede escolar no concelho de Guimarães devem ser analisadas em sede da sua Carta Educativa. Por parte da Câmara Municipal, o Ministério da Educação, de acordo com Francisca Abreu, continuará a ter um parceiro disponível para discutir a política da educação para o concelho de Guimarães.

Artigos Relacionados