Cursos de Verão para estudantes do 5.º ao 11.º anos
Quinta-feira, Abril 13, 2006

A Universidade do Porto recebe, na sua segunda edição, jovens do distrito de Braga nas férias de Verão

Jovens estudantes do 5.º ao 11.º ano de escolaridade vão ser recebidos na cidade do Porto para uma semana de férias diferente! Desta forma, convidam-se os mais novos a experimentarem a vida académica da cidade, na segunda edição da “Universidade Júnior” (UJr), que irá decorrer durante os meses de Julho e Setembro.
De forma a garantir que jovens de todo o país possam usufruir desta iniciativa única em Portugal pela sua dimensão, a U.Porto conta com a colaboração de várias câmaras municipais que apoiam a realização da Ujr, quer pela divulgação dos cursos de Verão, quer pelo financiamento do transporte, do alojamento ou mesmo da propina de inscrição.
Até ao momento, foram já estabelecidos protocolos com 43 câmaras municipais do país. No distrito de Braga, estão já garantidos apoios financeiros por parte das autarquias de Barcelos, Cabeceiras de Basto e Vila Nova de Famalicão.
O aumento de protocolos estabelecidos com as várias câmaras municipais do país reflecte a tentativa de não restringir o projecto ao Grande Porto, procurando-se, assim, dar a conhecer a cidade e a Universidade aos que se encontram mais distantes.
Nesse sentido, a UJr preparou também um programa de alojamento para os jovens de concelhos mais afastados do Porto. Um programa que inclui também refeições, acompanhamento permanente e um conjunto de actividades de tempos livres. Os jovens irão, assim, participar numa aventura de exploração da cidade do Porto, passando por uma experiência real da vida de um estudante universitário.

Nesta segunda edição dos cursos de Verão, a UJr aposta numa oferta mais alargada e consolidada, pretendendo receber cinco mil jovens para integrarem o projecto, depois do êxito registado no ano transacto com a participação de cerca de quatro mil alunos. Este ano, já com 1500 vagas preenchidas e com programas lotados, o sucesso promete repetir-se.
A UJr é um projecto da Universidade do Porto que tem como finalidade sensibilizar os jovens entre o 5.º e o 11.º anos para as Ciências, as Artes e as Letras. Tendo em conta esse objectivo, apresenta programas específicos, com a duração de uma semana, adaptados às necessidades e interesses individuais dos jovens.
Assim, para os mais novos (5º e 6º ano de escolaridade) a proposta passa pelo “Experimenta no Verão ”, um programa onde os “caloiros” da “Universidade Júnior” podem experimentar actividades em quatro áreas científicas diferentes.
Para os alunos do 7º e 8º anos estão destinadas as “Oficinas de Verão”, que passam pela mesma estratégia de experimentação em áreas diferentes, mas através de pequenos projectos de trabalho.

Para os jovens do 9º ao 11º ano, o “Verão em Projecto ” propõe a realização de um projecto científico (56 à escolha) na área que mais interesse lhes desperta.
Para além destes programas, existem ainda três escolas: a Escola de Línguas (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês), para qualquer aluno do 5.º ao 11.º ano; a Escola de Física, para os alunos dos 10.º e 11.º anos; e, finalmente, a grande novidade deste ano, a Escola de Ciências da Vida e da Saúde , apenas para os jovens que frequentam o 11.º ano.
Com inscrições e informações disponíveis em www.up.pt/universidadejunior, a frequência de qualquer um dos programas semanais implica o pagamento de uma propina no valor de 50 euros, que cobre os gastos com a alimentação dos alunos, os materiais utilizados, transporte durante as actividades e um seguro de acidentes pessoais.

PUB

Artigos Relacionados