PUB
Curso em Plantas Aromáticas e Medicinais na UM com colaboração da SpinValor e AvePark
Quinta-feira, Junho 21, 2007

Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho organiza um curso com forte componente prática. As Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM’s) são o tema central do curso, que conta com a colaboração da SpinValor e do Avepark.

Realizar-se, de 21 de Junho a 5 de Julho de 2007, o Curso em Plantas Aromáticas e Medicinais: Aplicações, Bioprodutos e Biotecnologia, organizado pelo Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho no âmbito da disciplina “Bioprodutos e Biotecnologia de Plantas Aromáticas e Medicinais” da Licenciatura em Biologia Aplicada. Este curso contou com a colaboração da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Quinta do Sorilhal e SpinValor.

O curso inclui, no seu programa, uma saída à Serra da Cabreira para interpretação das associações vegetais, observação in loco de PAMs, incluindo algumas amostragens para identificação em laboratório, uma visita a uma exploração agro-industrial de PAM com acção de formação local; oito seminários abrangendo aspectos de botânica económica, etnobotânica, óleos essenciais e outros produtos de PAM de valor acrescentado, incluindo medicamentos à base de PAM.

Inclui também 24 horas de aulas práticas, em laboratório, abrangendo: identificação e construção de um herbário de PAM, prospecção in silico de PAM, extracção, isolamento, análise por GC de óleos essenciais, identificação de constituintes por recurso a bases de dados e observação e subcultura in vitro de órgãos, tecidos e células vegetais com suporte teórico-prático dos fundamentos da técnica.

No penúltimo dia haverá uma mesa redonda que incluirá membros da comissão directiva do novo Mestrado em Biotecnologia e Bio-empreendedorismo em Plantas Aromáticas e Medicinais e membros de entidades envolvidas em sistemas de transferência de ciência e tecnologia da Universidade do Minho para o exterior, designadamente da direcção da SpinValor e AvePark.

Departamento de Biologia da Universidade do Minho

Artigos Relacionados