PUB
Corrida de atletismo abre mês da programação das festas da vila e de S. Pedro nas Caldas das Taipas
Quinta-feira, Junho 2, 2016

Durante o próximo mês decorrerão as Festas da Vila e de S. Pedro. As associações da vila preenchem uma grande parte do programa deste ano, com destaque para as modalidades desportivas.

A Festa da Vila e S. Pedro decorrerão nas Caldas das Taipas de 5 Junho até 4 de Julho. Durante um mês serão vários os motivos que animarão os espaços da vila, com destaque para o antigo mercado, onde decorrerão a Feira das Associações e a Feira da Francesinha, dois eventos que já são tradicionais nas festas taipenses.

O programa oficial começa domingo, 5 de Junho, com a 11.ª edição da Corrida Intermarché das Caldas das Taipas, numa organização do Núcleo de Atletismo das Taipas, com partida às 9 horas, na Avenida da República.

No mesmo dia, às 9.45 horas começa uma caminhada solidária, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Os Amigos do Caneco organizam uma concentração de bicicletas antigas, que acontecerá no recinto da feira semanal.

Em ano de Campeonato Europeu de Futebol, o recinto do antigo mercado das Caldas das Taipas deverá ser um dos centros de animação das festas. A partir do dia 9 de Junho até 19 de Junho decorre a Feira das Associações e de 23 de Junho a 4 de Julho a já tradicional Feira da Francesinha instala-se no antigo mercado, sendo este um dos momentos mais populares da festa.

Durante o mês de Junho, antes das Festas de S. Pedro propriamente ditas decorrem nas Caldas das Taipas uma série de eventos, grande parte deles organizados por associações da vila, que estão integrados no programa das festas.

No fim-de-semana de 17 a 19 de Junho decorre a sétima edição da Concentração Motard do Clube Motard das Taipas que, este ano, volta a ocupar o parque de lazer (ver programação própria nesta página). No dia 18 de Junho, sábado, acontece no pavilhão do CART um espectáculo de patinagem artística, numa organização daquela colectividade taipense. Ainda dentro das actividades promovidas por associações da vila no dia 25 de Junho, sábado, decorrem o 9.º Torneio de Ténis de Mesa e o Torneio de Petanca, organizados pelos clubes locais daquelas modalidades. O primeiro decorrerá no Pavilhão do CART e o segundo no Parque de Lazer.

No dia seguinte, domingo 26, está marcado para as 16 horas o Cortejo Etnográfico, que este ano abordará as fazes da sementeira do milho até à cozedura do pão. Está marcado para as 16 horas e percorrerá as ruas do centro da vila.

Ainda antes do fim-de-semana de S. Pedro decorre um momento solene com o assinalar do Dia da Vila, que se celebra a 19 de Junho, dia da elevação da povoação a vila. Para esse dia está prevista a sessão solene da Assembleia de Freguesia de Caldelas.

Finalmente, celebrando-se a 29 o dia de S. Pedro, durante esse fim-de-semana haverá animação especial nas ruas e nos espaços da vila com as tradicionais barraquinhas e as diversões populares. No dia do santo, está previsto, às 21.30 horas uma apresentação musical com a participação de cantores taipenses. Será no Largo João Antunes Guimarães. No dia 30 de Junho decorre o Festival de Folclore com a participação de ranchos, rusgas e grupos de cantares provenientes de freguesias vizinhas. Destaque para a Rusga Típica da Correlhã, que virá de Ponte de Lima.

Entrando no mês de Julho e no fim-de-semana, a partir das 21.30 horas rusgas populares percorrerão as ruas da vila e às 22 horas começa o Torneio de Hóquei em Patins 24 Horas, promovido pelo CART, no seu pavilhão.

Para sábado, 2 de Julho, o dia começa às 10 horas com animação de rua com o Grupo de Bombos Taibombar. Às 22 horas o grupo Canta Brasil actua junto à igreja matriz e à meia-noite haverá animação com DJ. No domingo, ao início da tarde a Banda Musical de Caldas das Taipas introduzirá a tradicional Majestosa Procissão em honra de S.Pedro, que está marcada para as 18 horas. Às 21 horas toca o grupo de dança Powerful e, a encerrar a noite, Carlos Ribeiro e a sua banda tocarão no largo fronteiro à igreja.

No derradeiro dia das festas taipenses Quim Barreiros regressa à vila, onde tocará às 22 horas. As Festas da Vila e de S. Pedro encerram com a habitual grandiosa sessão de fogo de artifício junto ao Rio Ave.