PUB
Conselho Científico da Sociedade Martins Sarmento instalado este Sábado
Quinta-feira, Janeiro 23, 2014

No próximo Sábado, 25 de Janeiro, será apresentada uma nova publicação sobre o trabalho de Martins Sarmento, inaugurando-se ainda uma nova exposição temporária, com mais artefacto datado da Idade do Ferro.

Dando seguimento à iniciativa “Um Mês Uma Peça”, ficará exposta ao público, partir do próximo Sábado 25, até dia 9 de Fevereiro, uma ombreira decorada, originária da Citânia de Briteiros. Às 15 horas será feita uma apresentação, pelo arqueólogo da SMS, Gonçalo Cruz.

Tal como a icónica Pedro Formosa, esta peça arqueológica terá sido retirada do seu local original no século XVIII, tendo sido encontrada nas proximidades da igreja de Santo Estêvão de Briteiros. É, portanto, uma peça datada do mesmo período pré-romano, tal como a Pedra Formosa. Os arqueólogos acreditam que, tanto uma como outra, terão pertencido à mesma construção.

No dia em que a Sociedade Martins Sarmento inicia a exposição de mais uma peça do seu espólio, é feita, às 15.30 horas, a apresentação do catálogo da exposição “Martins Sarmento e a Arqueologia Europeia”, a cargo do professor Francisco Sande Lemos, numa edição conjunta da Sociedade Martins Sarmento com a Fundação Cidade de Guimarães.

Por último, no mesmo dia às 16 horas, será dada posse aos membros do Conselho Científico desta importante instituição vimaranense, cujos elementos foram recente nomeados.