PUB
Conheça os eventos da CEC até ao próximo fim-de-semana
Quarta-feira, Junho 6, 2012

Saiba quais os eventos da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura vão acontecer até ao próximo Domingo.

Música: European Wind Quartet

6 de Junho (quarta-feira), às 10h30 na Escola EB 2,3 Ponte

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio actuam em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Moda: Selectiva Moda

7 de Junho (quinta-feira), às 22h00 no Instituto de Design

O Instituto de Design acolhe a festa oficial dos 20 anos da Associação Selectiva Moda, onde estarão reunidas as principais figuras da ITV nacional.

 

Conferência: ICOC – International Conference on Color

7 e 8 de Junho (quinta-feira e sexta-feira) das 9h00 às 18h00 na Fábrica ASA

A conferência aborda, segundo perspectivas nacionais e internacionais, o impacto da cor na evolução das criações artísticas. A conferência conta com a presença de 12 especialistas nacionais nas áreas da pintura, design, arquitectura, escrita, cinema e moda, aos quais se juntam Ornella Bignami e Olivier Guillemin, presidente e secretário-geral da Intercolor, respectivamente.

 

Festival: FundaSound 2012 – 4ª Mostra de Música Pop de Guimarães

8 e 9 de Junho (sexta-feira e sábado) às 23h00 no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor

O FundaSound tem por objectivo a promoção de projectos individuais ou colectivos no âmbito da música pop contemporânea. Aos projectos seleccionados actuam em três momentos. Este primeiro momento decorre no Café Concerto do CCVF. No final serão seleccionadas duas bandas ou projectos individuais que actuarão no Barco Rock Fest 2012, no dia 2 de Agosto.

 

Exposição: Frame Art

Nuno Bragança – U OMÃI QE DAVA PULUS – 8 de Junho (sexta-feira) pelas 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura;

Attic Tescla – 9 de Junho (sábado) às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura;

The Last words of Domenico – 9 de Junho (sábado) pelas 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura;

O Tapete Voador – 10 de Junho (domingo) às 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

O Frame Art disponibiliza um leque muito variado de trabalhos. Alguns dos artistas já operam sobre o vídeo há décadas, sendo o corpo de trabalho exclusivamente composto pela vídeo arte, outros entraram em cena dentro do campo da instalação e da vídeo arte mais recentemente, apropriando-se das mais recentes inovações no campo do vídeo.

 

Música: Guimarães Camerata

8 de Junho (sexta-feira) às 21h00 na Freguesia de S. Torcato

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio actuam em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Workshop: Design de Logótipos

9 e 10 de Junho (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

No decorrer deste workshop serão explorados os componentes da identidade visual/gráfica, nomeadamente símbolos, lettering ou a composição de ambos. No final, o aluno deverá ter adquirido experiência na construção de um logótipo e ser capaz de seguir uma linguagem que o torne identificável.

 

Aula Aberta: Milonga – Liberais do Tango

9 de Junho (sábado) às 23h00 na Fábrica ASA

Damos assim a conhecer e convidamos todos a participar num dos mais emblemáticos elementos do Tango Argentino: a Milonga. Baile mítico, pleno de histórias e de emoções permitindo a todos deixarem-se encantar pela sua inesquecível envolvência.

 

Oficina: Ninhos de Cores

9 e 10 de Junho (sábado e domingo) às 10h00 e 11h30 no Centro Cultural Vila Flor

Pequenos e graúdos a experimentar pequenos momentos artísticos e sensoriais na oficina “Ninho do de Cores”. Esta iniciativa integrada no projecto “Ninhos” – dividido em quatro vertentes “Ninho de Sons”, Ninho do Corpo”, “Ninho de Objectos” e “Ninho de Cores”.

 

Teatro: Os Lusíadas

9 de Junho (sábado) às 10h00-13h00/15h00-20h00/22h00-24h00 (intervalos todas as horas) no Centro Cultural Vila Flor

António Fonseca interpreta os 10 cantos da obra de Camões, “Os Lusíadas”, e estará em palco ao longo de oito horas, entre as 10h00 e as 23h00. Numa co-produção do Teatro Meridional e da Capital Europeia da Cultura, a peça junta em palco cerca de 100 vimaranenses que estão, desde Abril, a trabalhar com o actor.

 

Música: Orquestra e Coro Académico da Universidade do Minho

10 de Junho (domingo) às 21h30 na Igreja de S. Francisco

O Coro e a Orquestra Académica da Universidade do Minho apresentam o Requiem em Dó menor, Op. 23, ‘à memória de Camões’, de João Domingo Bomtempo (1775-1842), celebrando ao mesmo tempo a língua portuguesa, e um compositor que levou Portugal ao mundo do seu tempo.

Artigos Relacionados