Congresso Ibérico de Gestão de Desporto em Guimarães
Terça-feira, Novembro 8, 2005

Guimarães acolhe, de 8 a 10 de Novembro, o 7.º Congresso Nacional de Gestão de Desporto/1.º Congresso Ibérico de Gestão de Desporto, uma iniciativa subordinado ao tema “Empreender e Cooperar num Mercado Global” promovida em conjunto pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (Apogesd), Tempo Livre e Federación Española de Gestores del Deporte.

O alemão Hans Westerbeek, uma das mais conceituadas figuras na área da gestão de desporto, estará presente e terá a seu cargo duas intervenções, a que se juntam reconhecidos prelectores portugueses e espanhóis. O Congresso tem como embaixador Carlos Resende, internacional de andebol e estudante de gestão de desporto, e (a confirmar a importância da iniciativa), marcarão também presença no Congresso o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e o seu homólogo espanhol.

Em paralelo realiza-se a ExpoSportis – 1º Salão de Produtos e Serviços para o Desporto, um certame de apresentação de marcas, produtos, equipamentos e serviços relacionados com o desporto. A Apogesd promoverá também Concurso para Jovens Empreendedores em Desporto e Inovação (JEDI), com o objectivo de seleccionar ideias inovadoras no sector do desporto.

Partindo do tema principal “Empreender e Cooperar num Mercado Global”, no Congresso de Gestão de Desporto serão abordadas as seguintes temáticas: O empreendedor no desporto; Cooperar para crescer; Empreender e cooperar nos sectores privado, público, associativo e no mercado ibérico.

Pedro Sarmento, presidente da Apogesd, considera que o congresso “vai marcar, nos próximos anos, a gestão do desporto em Portugal”. “O Congresso vai marcar, nos próximos anos, a gestão do desporto em Portugal e marcará um caminho de parceria constante com os nossos colegas espanhóis, criando uma nova forma de estar entre aquilo que é o pensamento académico tradicional e a área profissional”, sustenta o também presidente da União Ibérica de Gestores do Desporto.

Amadeu Portilha, Director-Executivo da Tempo Livre, acredita que o Congresso será “uma excelente jornada de análise e discussão das problemáticas relacionadas com a gestão do desporto mas, acima de tudo, uma jornada de promoção de Guimarães (cidade Património da Humanidade) e da sua Cidade Desportiva, que hoje tem alguma notoriedade nacional e cujas instalações e modelo de gestão os congressistas ibéricos terão oportunidade de conhecer”.

O atleta Carlos Resende, embaixador do Congresso, salienta a necessidade de realização deste tipo de eventos em Portugal, como forma de valorizar o desporto e de incentivar o surgimento de uma cultura desportiva inexistente até agora.

Promovido em conjunto pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (Apogesd), Federación Española de Asociaciones de Gestores del Deporte (Fagd) e pela Tempo Livre, o 7º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto / 1º Congresso Ibérico de Gestão é patrocinado pela Câmara Municipal de Guimarães (CMG), Instituto do Desporto de Portugal, Toyota, Cedis e Quality Tours.

A ExpoSportis estará aberta ao público – nos dias 8, 9 e 10 – das 18 às 22 horas e para os restantes grupos das 14h30 às 18 horas, exceptuando-se o primeiro dia cujo horário de abertura será às 14h30.

PUB

Artigos Relacionados