PUB
Confira os eventos CEC 2012 para os próximos dias
Quarta-feira, Março 7, 2012

Conheça a agenda de espectáculos e eventos a realizar no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, até ao próximo dia 11 de Março.

Concerto: Wim Mertens com Fundação Orquestra Estúdio

7 de Março (quarta-feira), às 22h no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O concerto junta o compositor flamengo à Fundação Orquestra Estúdio numa noite de exploração da teatralidade da música de Mertens.

 

Estreia de filme: Martins Sarmento

8 de Março (quinta-feira), às 21h30 no CAE São Mamede.

O realizador Jorge Campos evoca a história do arqueólogo Martins Sarmento e do seu trabalho, ao mesmo tempo que sublinha a riqueza e diversidade da sua herança.

 

Workshop: Oficina de Dramaturgia Visual – Espaço Cénico e Figurinos

8, 9 e 10 de Março (quinta-feira a sábado), das19h às 22h (quinta e sexta-feira) e das 10h às 13h e 14h30 às 17h30 (sábado), no Laboratório de Curadoria, ASA.

O artista visual André Guedes propõe uma oficina que aborda vários aspectos da criação dramatúrgica visual para a cena (teatro, dança, performance).

 

Exposição: O Fotógrafo Martins Sarmento

9 de Março (sexta-feira), das 9h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00 na Sociedade Martins Sarmento

A abertura do segundo capítulo do projecto Reimaginar Guimarães, que apresenta uma revisão do trabalho fotográfico do arqueólogo Martins Sarmento. Em exposição até 8 de Abril. ~

 

Exposição: Toural

9 de Março (sexta-feira), às 22h no Laboratório das Artes.

Abertura da mostra “Toural”, que reúne o trabalho dos artistas António Leal, Max Fernandes e José Almeida Pereira nos três pisos do actual espaço do Laboratório das Artes (LAB) em Guimarães.

 

Dança: O Lamento da Branca de Neve

9 e 10 de Março (sexta-feira e sábado), às 22h (sexta-feira) e às 20h30 (sábado) na Caixa Negra da ASA.

Uma peça cénica e uma experiência de montagem cinematográfica. A coreógrafa Olga Mesa apresenta o culminar de um trabalho de investigação de seis anos sobre o ‘corpo-operador’, em estreia absoluta.

 

Teatro: A Ilha Desconhecida

9 e 10 de Março (sexta-feira e sábado) às 10h, 15h e 16h no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Baseado no conto de José Saramago “A Ilha desconhecida”, é desenvolvido um teatro de marionetas para crianças com idades superiores a 9 anos.

 

Desporto: 2.012 minutos a nadar

10 e 11 de Março (sábado e domingo), às 9h30 (sábado); 19h02 (domingo) no Complexo de Piscinas de Guimarães.

A comunidade vimaranense é convidada a nadar 2.012 minutos, cerca de 33 horas e 32 minutos de forma ininterrupta.

 

Exposição: Cage…Conceptualizing Cage Now

10 de Março (sábado), das 10h às 13h e das 14h30 às 18h no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

Trata-se da releitura do experimentalismo radical de John Cage. A abertura conta com uma conferência da comissária da exposição, Julia Robinson, e uma performance da pianista Margaret Leng Tan. Em exposição até 29 de Abril.

 

Exposição: Cruzamentos e Encenações

10 de Março (sábado), das 10h às 22h no Laboratório de Curadoria, ASA.

O momento inicial do Laboratório de Curadoria problematiza a exposição enquanto espectáculo cenográfico, performático e sensorial. Em exposição até 13 de Maio.

 

Exposição: O Ser Urbano, nos Caminhos de Nuno Portas

10 de Março (sábado), das 10h às 22h no Sector J da ASA.

A exposição, comissariada por Nuno Grande, constitui uma abordagem às diversas formas de pensar e fazer a cidade, tendo como fio condutor a vida e a obra do arquitecto e urbanista Nuno Portas. Em exposição até 20 de Maio.

 

Exposição: Collecting Collections and Concepts

10 de Março (sábado) , das 10h às 22h no Sector G da ASA.

O projecto tem como ponto de partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. Em exposição até 20 de Maio.

 

Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica

10 de Março (sábado), das 9h às 13h e das 14h30 às 19h00 (segunda-feira e sábado); 9h às 20h (terça-feira a sexta-feira) no Palácio Vila Flor.

Trata-se de uma proposta de reflexão sobre o território do concelho de Guimarães, a partir de uma abordagem que envolve quatro fotógrafos internacionais. Em exposição até 20 de Maio.

 

Workshop: Elaboração de Projectos

10 e 11 de Março (sábado e domingo), das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (CAAA).

Este workshop aborda os conhecimentos fundamentais para a elaboração e apresentação de projectos a apoios nacionais, internacionais, públicos e privados.

 

Concerto: Thurston Moore

11 de Março (domingo), às 22h no Grande Auditório Centro Cultural Vila Flor.

Thurston Moore encontra vida além dos Sonic Youth. Desta vez na forma de quarteto e para apresentar em palco a sua última obra de originais ‘ Demolished thoughts’, o seu quarto álbum, se excluirmos ‘Root’.

 

Cinema: Realizador António Ferreira

Respirar Debaixo D’Água

11 de Março (domingo), às 21h30 no CAE São Mamede.

 

Pósfacio nas Confecções Canhão

11 de Março (domingo) no CAE São Mamede.

Apresentação sucessiva das obras do realizador António Ferreira. A primeira aborda a história do personagem Pedro que, de tanto lhe empurrarem a cabeça para baixo, aprendeu a “Respirar Debaixo D’Água”. Já o segundo, trata da vida de Posfácio que trabalha na fábrica de confecções da Madame Canhão e namora com a sua filha Claudete. Tudo corre bem, não fossem os planos de terrorismo dos seus colegas da fábrica Marques e Mendes.

Confira os eventos CEC 2012 para os próximos dias
Quinta-feira, Fevereiro 23, 2012

Conheça a agenda de espectáculos a realizar no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, para o período compreendido entre 23 e 27 de Fevereiro.

Cinema: Ciclo de Cinema de Animação

Panorama Nacional 2 – Dia 23 de Fevereiro (quinta-feira), às 21h30 no São Mamede

Anilupa 2 – Dia 26 de Fevereiro (domingo), às 15h30 no São Mamede

Este programa oferece um panorama europeu do que se faz no mundo mágico do cinema de animação, apresentando a essência da arte poética deste género.

 

Dança: Azul – De 23 a 25 de Fevereiro (de quinta-feira a sábado), às 10h00 e 15h00 (quinta e sexta-feira); às 11h00 e 16h00 (sábado) no Espaço Oficina

Leonor Barata criou um espectáculo performativo que propõe uma viagem pelo Azul nas suas mais diversas camadas, formas e atribuições. Azul é dirigido aos mais novos, com idades a partir dos três anos.

 

Workshop: Vídeo Mapping – Dia 25 e 26 de Fevereiro (sábado e domingo), às 10h00  e às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (Laboratório de Criação Digital)

Neste workshop serão experimentados vários métodos de video mapping bem como com o desenvolvimento de conteúdos específicos para um setup de mapping predefinido.

 

Abertura: Laboratório de Curadoria na antiga Fábrica ASA  – Conferência “Performance Architecture” e divulgação dos cinco vencedores – Dia 25 de Fevereiro (sábado), às 15h00 na Antiga fábrica ASA

A inauguração do Laboratório de Curadoria tem início com a conferência Performance Architecture e conta com os contributos sonoros dos colectivos SOOPA e EXYZT, entre outras surpresas.

 

Música: Fora de Portas

Quarteto de Violoncelos na freguesia de Gémeos, a 25 de Fevereiro (sábado),às 18h00 na Junta de Freguesia de Gémeos

Quarteto de Violoncelos na freguesia de Oliveira do Castelo, a 26 de Fevereiro (domingo), às 16h00 na Igreja Paroquial de S. Dâmaso

Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Cinema: Realizador Rui Simões

“Em Honra de São Gualter” – dia 26 de Fevereiro (domingo), às 21h30 no São Mamede

“Se Podes Olhar Vê. Se Podes Ver Repara” – dia: 26 de Fevereiro (domingo), às 21h30 no São Mamede

O realizador português Rui Simões é destaque, com a estreia de “Em Honra de São Gualter”, sobre as festas Gualterianas. De seguida é revisitado o documentário “Se Podes Olhar Vê. Se Podes Ver Repara”, resultante da preparação de “Ensaio sobre a cegueira”, um espectáculo d’O Bando a partir da obra de Saramago.