PUB
Concursos do QREN para empresas já recebem candidaturas
Segunda-feira, Novembro 19, 2007

Os três sistemas de incentivos destinados à empresas já têm abertos vários concursos. Dos 57,5 milhões de euros a disponibilizar pelo PO Norte para as empresas, 41,5 milhões serão para a o domínio da Inovação.

Já estão abertos os primeiros concursos do Quadro de Referência Estratégico Nacional, documento que define as prioridades dos fundos estruturais da União Europeia para o período 2007/2013.

Os vários concursos abriram no passado dia 15 de Novembro e o prazo de para apresentação de candidatura termina, dependendo de cada concurso, entre os dias 28 de Janeiro e 1 de Fevereiro.

As listagens de concursos aos chamados Sistemas de Incentivos ao Investimento das Empresas estão disponíveis no site especialmente dedicado (seguir link), estando organizados em três tipos de incentivos: Investigação e Desenvolvimento Tecnológico; Inovação; e Qualificação e Internacionalização das PME’s.

O Programa Operacional Regional do Norte, que foi apresentado na passada sexta-feira, na Alfandego do Porto, deverá disponibilizar para pequenas e micro empresas um pacote de 57,5 milhões de euros, o que poderá gerar um máximo de 131 milhões em termos de investimento total.

A maior fatia destes 57,5 milhões de euros vai para o Sistema de Incentivos à Inovação, que tem afecto 41,5 milhões de euros. Dez milhões de euros serão para projectos de apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico e o restantes 13 para a qualificação e internacionalização das PME’s.

O PO Norte – a que foi dado o nome de ON.2 – O Novo Norte também tem um novo site onde estarão disponíveis informações diversas sobre a acção deste programa. Uma sessão pública de divulgação do PO Norte terá lugar na próxima quarta-feira, 21, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a partir das 9 horas.

site Incentivos às Empresas – QREN 2007-2013

site PO Norte

site QREN 2007-2013

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados