PUB
Concurso de ideias “Cidades Criativas” para alunos do 12.º ano
Terça-feira, Outubro 23, 2007

Aos alunos do 12.º ano é lançado o desafio de reflectir sobre o futuro das respectivas vilas e cidades. O concurso promove ainda o debate e o envolvimento com autarcas, agentes culturais, sociais e económicos.

Com o propósito de estimular a reflexão acerca do ambiente urbano, a Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) estão a promover um concurso de ideias dirigido aos alunos do 12.º ano.

O concurso de ideias intitulado “Cidades Criativas” consiste num exercício de reflexão criativa sobre o ambiente urbano onde vivem. A proposta é realizar um trabalho constituído por um relatório escrito, um poster e um blogue.

Este trabalho deverá ser desenvolvido no âmbito da Área de Projecto e deverá identificar o potencial cultural, económico, tecnológico e de urbanidade das respectivas cidades ou vilas. Com base nestes elementos, os alunos são desafiados a apresentar propostas inovadoras para a qualificação e valorização do ambiente urbano.

Os organizadores deste projecto acreditam que este é um exercício onde se estimula o envolvimento das equipas com a comunidade local através da auscultação dos principais agentes representativos da população, da promoção de debates sobre o futuro de cada uma das comunidades.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 16 de Novembro. Para já, sabe-se que cerca de 250 equipas, envolvendo à volta de mil alunos, estão já inscritas. Da região Norte estão inscritas 78 escolas, 16 delas no distrito de Braga. Guimarães não tem ainda nenhuma escola inscrita.

blog CIDADES CRIATIVAS

site CIDADES CRIATIVAS

site Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA)

Artigos Relacionados