Concurso de Ideias para requalificação da “ Antiga Fábrica da Confiança”
Domingo, Agosto 19, 2012

Lourenço Mendes, um dos arquitectos concorrentes, tem trabalho em exposição no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga

A Câmara Municipal de Braga lançou um concurso de ideias para a requalificação da antiga fábrica “Confiança”, sita na na Rua Nova de Santa Cruz. Este concurso reuniu mais de 70 propostas de grande qualidade, que estão em exposição no Museu D. Diogo de Sousa até ao final de Setembro.

O concurso para a fábrica “Confiança” visava promover a preservação do património e da memória industrial Bracarense, alavancar o esforço de regeneração urbana e dinamização económica da zona em que o edifício se encontra implantado, disponibilizar valências que possam ser fruídas pela população (como serviços públicos ou equipamentos culturais), assegurar a rentabilização parcial do investimento municipal realizado.

O Júri, composto pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga Vitor Sousa, os Srs. Vereadores Arquiteto Hugo Pires e Dr. Ricardo Rio e a Diretora do Museu D. Diogo do Sousa Dra. Isabel Cunha e Silva e o Sr. Administrador da Fábrica Confiança Dr. José Fernandes, avaliou as propostas com base nos critérios de avaliação previamente estabelecidos e tendo em consideração que o edifício da Confiança é um edifício secular, que guarda consigo muito do património da Indústria Portuguesa e da história de Braga.

Lourenço Nuno Silva Mendes, obteve o primeiro prémio da requalificação de um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Braga, com um projecto apresentado em co-autoria com o arquitecto João Paulo Vieira.

PUB

Artigos Relacionados