PUB
Concurso Gastronómico “Sabores à sombra do Castelo”
Terça-feira, Novembro 7, 2006

A Zona de Turismo de Guimarães promove nos próximos dia 11 a 26 de Novembro a 9ª Quinzena Gastronómica. Dos 16 restaurantes participantes faz parte um estabelecimento taipense.

Trata-se de um concurso gastronómico, este ano, subordinado ao tema “Sabores á sombra do Castelo”, que decorrerá nos restaurantes aderentes do concelho de Guimarães.

No concurso deste ano irão participar 16 restaurantes (ver restaurantes e pratos a concurso) que disponibilizarão a concurso um vasto conjunto de pratos. Das Taipas, apenas o Restaurante “Príncipe Parque” aderiu à iniciativa com o prato de “filetes de pescada com salada russa”.

A avaliação ficará a cargo de um júri, constituído por um representante da Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, um representante da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, representantes da imprensa local e um representante da Zona de Turismo de Guimarães.

Os diferentes pratos, característicos da gastronomia vimaranense, manter-se-ão obrigatoriamente nos menus dos restaurantes participantes durante todo o período do concurso e a sua classificação obedecerá aos seguintes parâmetros e índices de ponderação, numa escala de 0 -10:
– Genuinidade (5)
– Qualidade dos géneros (5)
– Confecção (6)
– Apresentação (4)
– Qualidade/Preço (5)
– Qualidade do Serviço (3)
– Instalações (2)

Os pratos considerados a concurso foram os que se possam considerar como representativos da Cozinha local, e que integram a seguinte lista: Bacalhau racheado (“recheado”); Outros pratos de bacalhau com carácter local, incluído o bacalhau cozido ou qualquer receita própria do restaurante que a apresenta; Bucho recheado; Vitela no forno; arroz de vitela ou outros pratos de vitela, com carácter local, incluído qualquer receita própria do restaurante que a apresenta; Filetes de polvo ou de peixe; Arroz de cabidela ou outros pratos de arroz; Rojões; Papas de sarrabulho; Cabrito assado, ensopado ou de cabidela..

A Zona de Turismo de Guimarães pretende, com esta iniciativa, complementar outras actividades por si desenvolvidas, na área da Gastronomia. Assim e integrado numa estratégia de qualificação profissional, e de valorização cultural da gastronomia, assim como, de promoção turística, pretende-se levar ao conhecimento do grande público os sabores da mesa vimaranense.

Texto: Manuel António Silva
Foto: ZTG

Artigos Relacionados