PUB
Concours Mondial de Bruxelles realiza-se em Guimarães
Sexta-feira, Maio 4, 2012

O Multiusos de Guimarães recebe este fim-de-semana a 19ª edição do Concours Mondial de Bruxelles – Feira Internacional de Vinhos.

Cerca de 7 mil vinhos, provenientes de 49 países, serão provados por cerca de 300 profissionais de 40 nacionalidades diferentes, numa iniciativa que constituirá uma oportunidade única para a promoção e visibilidade internacional da cidade de Guimarães.

Thomas Costenoble, diretor do Concours Mondial de Bruxelles, destacou na apresentação do certame o “entusiasmo” da organização por realizar o evento na cidade berço de Portugal, destacando que será uma oportunidade dos júris “descobrirem a diversidade cultural, gastronómica e enológica da região”, assim como “a qualidade e frescura do vinho verde”.

“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir o êxito do concurso, honrar a nossa tradição de bem receber e mostrar toda a beleza da nossa região, também no que respeita à cultura do vinho e da vinha”, assegurou António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal Guimarães e do Quadrilátero Urbano que engloba os municípios de Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

Apresentado como “uma oportunidade única na divulgação além-fronteiras da indústria vínica portuguesa”, a iniciativa juntará mais de 300 jornalistas, produtores, compradores e críticos de vinhos, de cerca de 50 nacionalidades, que avaliarão as mais de 7000 amostras a concurso. Os vinhos concorrem por uma medalha (prata, ouro e grande medalha de ouro) e pelo título de melhor vinho na sua categoria.

Na última edição do concurso, realizada no Luxemburgo, Portugal participou com cerca de 650 amostras tendo ganho 235 medalhas, número que ilustra bem a qualidade dos vinhos portugueses. Com este número de inscrições, Portugal conseguiu o quarto lugar na longa lista de países representados, ficando apenas atrás de França, Espanha e Itália.

Artigos Relacionados