PUB
Concertos de aquecimento em Paredes de Coura com bandas de Guimarães
Domingo, Agosto 16, 2015

O festival minhoto vai para a vigésima terceira edição com os passes gerais esgotados. Pela Praia Fluvial do Tabuão passarão os TV on The Radio e Lykke Li. Os vimaranenses The Wild Booze e Tøuløuse tocam este domingo, 16.

Começa quarta-feira, 19, a vigésima terceira edição do festival Vodafone Paredes de Coura, o maior festival a norte de Portugal, de acordo com um estudo da Aporfest – a Associação Portuguesa dos Festivais de Música. Este festival continua a reunir, todos os anos, um grande número de seguidores das sonoridades musicais mais alternativas.

O aquecimento para o festival começa já este domingo, 16 de Agosto, com duas bandas vimaranenses – os The Wild Booze e os Tøuløuse. Será a estas duas bandas que caberá a tarefa dar início ao programa – os primeiros tocam às 22 horas e os segundos às 23, no palco que deverá ficar junto ao Largo Hintze Ribeiro.

Nestes três dias, que precedem o festival propriamente dito, continuarão os concertos na vila de Paredes de Coura, para receber e animar as centenas de festivaleiros que, por estes dias, já se instalam nas margens do Rio Coura. Muitos deles partiram de Guimarães.

A edição de 2015 do Vodafone Paredes de Coura esgotou as vendas dos bilhetes gerais do festival, que se encontravam à venda desde Novembro de 2014 – um feito inédito na história do festival. Os últimos bilhetes gerais foram vendidos por 85 euros e esgotaram na passada quinta-feira, 13 de Agosto.

O Vodafone Paredes de Coura tem em cartaz artistas que se instituíram como referências da músicas indie – TV On The Radio, Tame Impala e The War on Drugs. Todos eles com discos lançados no ano passado. O projecto liderado por Adam Granduciel, lançou em 2014 o disco Lost In A Dream, que fez parte de algumas listas dos melhores discos lançados naquele ano.

No sábado, a fechar o festival tocará a sueca Lykke Li, que lançou em 2014 o disco I Never Learn, que não passou despercebido, mas que não conseguiu alcançar a notoriedade dos registos anteriores, a começar com Youth Novels, de 2008.

Destaque também para a música nacional, que ocupa uma parte significaiva do cartaz – The Legendary Tigerman, Mirror People, X-Wife, Gala Drop, Banda do Mar, peixe:avião e Holy Nothing.

O Festival de Paredes de Coura realiza-se desde 1993. Nesse ano, o festival, de apenas um dia (20 de Agosto), teve em cartaz os Ecos da Cave, Gangrena, Cosmic City Blues, entre outros. Estes últimos tocariam também na edição do ano seguinte. Em 1994, tocaram ainda os Ena Pá 2000 e os Tédio Boys (banda de Paulo Furtado, que este ano regressa como The Legandary Tigerman).

Durante estes anos passaram pela Praia Fluvial do Tabuão nomes como Lamb, Coldplay, Nick Cave and The Bad Seeds, Arcade Fire, Queens of The Stone Age, Foo Fighters e os Ornatos Violeta, num dos poucos concertos de reunião da banda, entre tantos e muitos outros, que foram escrevendo no livro de memórias do festival concertos inesquecíveis. Para uma imensa minoria.