PUB
Concelho participará nas festas de Viana do Castelo
Terça-feira, Agosto 8, 2006

O tema do cortejo etnográfico deste ano aborda a temática da produção e comercialização do ouro, assim como o seu papel nos costumes minhotos. Póvoa de Lanhoso participará com diversos artesãos locais.

Por convite da Comissão de Festas de Viana do Castelo, Póvoa de Lanhoso integrará as festas vianenses deste ano. O concelho terá uma participação no tradicional cortejo etnográfico, no dia 19 de Agosto, e explorará o tema “O Ouro do Minho, o Ouro de Viana”. Participarão diversos artesãos de ourivesaria do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Serão cerca de 2700, distribuídos por 33 carros alegóricos, que retratarão todo o processo por que passa o ouro, desde a produção até à sua comercialização. Será ainda retratada a presença do ouro nos costumes minhotos, particularmente na indumentária característica desta região.

Paralelamente, decorrerá uma exposição patente no Museu do Traje, em Viana, até meados de Novembro, que abordará a mesma temática. Estão ainda a ser preparadas diversas actividades que deverão envolver as escolas do concelho.

Artigos Relacionados