PUB
Comportamento, aprendizagem e ensinagem na ordem e desordem da sala de aula
Sexta-feira, Fevereiro 19, 2010

Foi este o tema de uma acção de formação realizada na Escola EB 2,3 das Taipas destinada a todos os docentes do AETaipas.

No dia 17 de Fevereiro, pelas 9.30 horas, deu-se início à acção de formação subordinada ao tema “Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem na ordem e desordem da sala de aula”, dinamizada pelo professor doutor João Lopes do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, promovida pelo Gabinete Disciplinar e Direcção do AET.

Foram cerca de cento e dez os docentes que assistiram à palestra e acompanharam a exposição brilhante do professor, um comunicador nato, que a todos prendeu com a sua verborreia e as suas saídas provocatórias.

No fim da sessão, houve um pequeno lanche de confraternização.

Esta palestra foi um corolário de todo um trabalho desenvolvido pelo Gabinete Disciplinar e por todos os alunos e professores no estabelecimento de Regras de Actuação na Sala de Aula a aplicar em todo o agrupamento, no sentido de regularizar a vida na escola, minorando alguns casos de indisciplina e promovendo a melhoria das aprendizagens. O Gabinete começou por apresentar algumas ideias, que foram analisadas em aula de Formação Cívica por alunos e respectivo Director de Turma que deram sugestões.

Na sessão que se seguiu à palestra, foi discutido o documento final a ser implementado já a partir do dia 8 de Março, sendo que, de 1 a 5 de Março, vai ser dado a conhecer à comunidade educativa na plataforma Moodle, no Pequeno Jornalista online e no site da escola. Aos pais será enviado um documento escrito.