PUB
Competição prolonga-se durante todo o fim-de-semana
Terça-feira, Julho 12, 2005

Começa hoje em Guimarães a 26ª edição do Grande Prémio do Minho em ciclismo.

A prova estende-se até domingo, com a Povo de Lanhoso a acolher a meta final, e contará com a participação de todas as equipas profissionais portuguesas.
A prova, classificada na categoria 2.12 do escala UCI, será dominada pela média-montanha – terá ao todo oito contagens de montanha – e será disputado em três etapas, num total de 442 quilómetros.
A competição velocipédica inicia-se hoje, às 12h55, no Estádio D. Afonso Henriques e, volvidos 160 quilómetros, terminará em Amares, por volta das 16h48 na Praça do Comércio. Antes de Amares os ciclistas terão de enfrentar duas contagens de montanha (Morreira e Ponte de Lima) e duas metas volantes (Marinhas e Amares).
A segunda etapa terá início em Fafe, pelas 11h25, na Praça Mártires Fascismo, terminando na mesma cidade às 15h10, na Praça 25 de Abril, cumprindo antes um percurso de 147 quilómetros com duas contagens de montanha (Outeiro/Cabeceiras de Basto e Lameira) e duas metas volantes (Famalicão e Fafe).
A terceira e última etapa, marcada para domingo, terá como palco principal a Póvoa de Lanhoso, de onde a caravana partirá pelas 11h55, desde o Largo da Feira, e a meta instalada junto ao Castelo de Lanhoso, com chegada prevista para as 15h22. O percurso Póvoa de Lanhoso-Póvoa de Lanhoso tem uma extensão de 135 quilómetros e inclui quatro contagens de montanha, instaladas em Cerdeirinhas, Covide, Geraz do Minho e Póvoa de Lanhoso, assim como duas metas volantes, em Vieira do Minho e Amares.
Crianças darão a partida do GP Minho
Cerca de duzentas crianças vão assistir hoje, em Guimarães, ao arranque do 26º Grande Prémio do Minho em ciclismo, dando a partida à prova. Quatro dessas crianças, participantes no programa Férias Desportivas promovido pela cooperativa Tempo Livre serão seleccionadas para dar a partida simbólica da primeira etapa do Grande Prémio do Minho. As duzentas crianças participantes nas Férias Desportivas estarão junto ao Estádio D. Afonso Henriques para assistirem e darem a partida à primeira etapa do Grande Prémio do Minho. Esta será uma oportunidade para as crianças, por exemplo, contactarem com os ciclistas e demais intervenientes e verem de perto os preparativos para o arranque de uma prova de ciclismo.

Artigos Relacionados