PUB
Comissão das Festas da Vila prepara celebração de boas vindas aos emigrantes
Terça-feira, Agosto 9, 2016

Realiza-se no próximo fim-de-semana, 13 e 14 de agosto, na vila das Taipas, a Festa do Emigrante com a recriação da malha do centeio à moda antiga e um Festival de Folclore.

A iniciativa vai desenrolar-se no antigo mercado das Taipas, ao cimo da Alameda Rosas Guimarães e foi a forma encontrada para, à semelhança de muitas freguesias do concelho, dar as boas vindas aos muitos emigrantes portuguesas que nos visitam nesta altura do ano. Aproveitando o feriado de 15 de agosto, as atividades vão distribuir-se por três dias.

A iniciativa é promovida pela Comissão de Festas da Vila e S. Pedro e logo na manhã de sábado, conta com a preparação do centeio na eira para, a partir das 15 horas, se avançar para a malha do centeio à moda antiga. A noite de sábado será animada, a partir das 20 horas, por um grupo de concertinas.

No domingo, mais para o final da tarde, há sardinhada e animação pelo Grupo Récita e pela artista taipense Mariana Rodrigues.

Na tarde de segunda-feira, a partir das 15 horas, tem lugar a realização do festival de Folclore com a participação dos Grupos Folclóricos de S. Martinho de Sande e da Casa do Povo de Creixomil e, vindos de França, do Grupo de Tradições do Alto Minho de S. Michel-Sur-Orge e da Associação Folclórica dos Portugueses no Mónaco.