PUB
Comissária Europeia da Cultura visita Guimarães 2012
Quarta-feira, Maio 30, 2012

Guimarães 2012 recebe nos próximos dias 2 e 3 de Junho a visita de Androulla Vassiliou, Comissária Europeia para a Cultura.

Sábado e Domingo próximos, a Capital Europeia da Cultura recebe Androulla Vassiliou, comissária europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo, Juventude e Desporto. A representante da Comissão Europeia – de nacionalidade cipriota – e a delegação que a acompanha, visitam a cidade berço e participam na conferência “Current Challenges and opportunities in the funding of Arts and Culture”. A reunião decorre no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 15h30 de Domingo.

A conferência debate o clima de mudança no financiamento dos subsectores das artes e cultura, bem como nas indústrias criativas e culturais. Além da comissária europeia – que apresentará a proposta para o novo programa Europa Criativa –, estão confirmadas as presenças de Rui Nery, director da iniciativa Educação para a Cultura, da Gulbenkian; Francisca Abreu, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães para a Educação e Cultura e administradora de Guimarães 2012 e André Teodósio, actor e director, fundador do Teatro Praga.

A agenda da comissária contempla a passagem por infra-estruturas e locais emblemáticos da cidade – Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor, Fábrica ASA e Instituto de Design –, onde poderá visitar algumas das exposições e projectos em curso, no âmbito da programação de Guimarães 2012.

Programa da visita

2 de Junho, Sábado 

16h00 – Boas vindas na Câmara Municipal de Guimarães

17h00 – Visita ao Paço dos Duques de Bragança.

18h00 – Visita ao centro histórico, Património Mundial da Humanidade UNESCO

19h15 – Abertura da exposição Flatland Redux, no Palácio Vila Flor.

22h00 – Concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Centro Cultural Vila Flor

 

3 de Junho, Domingo

10h15 – Visita à fábrica ASA

11h45 – Visita ao Instituto de Design, antiga fábrica Ramada

14h30 – Conferência “Current Challenges and opportunities in the funding of Arts and Culture”

17h30 – Período de contacto com os media 18h30 – Final do programa

Artigos Relacionados