PUB
Comemorações do Dia Mundial da Música em Guimarães até sábado
Quarta-feira, Outubro 1, 2008

Comemora-se dia 1 de Outubro o Dia Mundial da Música. Para assinalar a data a Câmara Municipal de Guimarães programou uma série de concertos que se irão estender até ao próximo sábado dia 4 de Outubro.

Iniciam-se hoje as comemorações do Dia Mundial da Música com um concerto com o quarteto de clarinetes Vivace, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. O Vivace foi recentemente finalista no concurso internacional de música: Mostra Musical do Eixo Atlântico. É composto por Alcina Azevedo, Daniela Costa, Mariana Silva e Paulo Martins, que interpretarão composições de Astor Piazzolla.

Refira-se a título de curiosidade que Alcina Azevedo e Mariana Silva iniciaram o seu percurso musical na Banda Musical de Caldas das Taipas e que os dois últimos músicos têm actualmente como professor o Maestro Vítor Matos, também ele iniciado na banda taipense.

Dia 2 de Outubro, no Paço dos Duques de Bragança, actua a Orquestra do Norte, que interpretará peças de Schonberg, Haendel e Elgar, sob a direcção de Manuel Teixeira. Na sexta-feira, dia 3, no Museu Alberto Sampaio, a música de sonoridades medievais será abordada pelo grupo Vilancico, que interpretará várias peças daquele período, sob a direcção de Domingos Salvador.

Finalmente, no dia 4 de Outubro, a encerrar a programação das comemorações do Dia Mundial da Música, na Igreja de S. Francisco, toca um Ensemble de Coros e Orquestra, composto pelos grupos corais de Azurém, de Pevidém, de Ponte, de Campelos, pelo Orfeon de Guimarães e da Coelima e ainda pela Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

O ensemble será dirigido pelo Maestro Vítor Matos e interpretará pelas de vários compositores, desde Manuel Faria, Mozart, Verdi e Alfredo Keil.

Todos os concertos têm hora marcada de início às 21.30 horas.

Artigos Relacionados