Com elevada participação
Quinta-feira, Julho 14, 2005

No passado dia 8 de Julho a Associação de Antigos Alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas promoveu a sua Iª Observação Astronómica.

Desde os tempos mais remotos da Humanidade, o céu tem sido algo misterioso e útil. Especialmente para os portugueses que usaram as estrelas para orientarem as embarcações em direcção ao desconhecido, fundando uma nação de verdadeiros exploradores.
No passado dia 8 de Julho, e apesar de volvidos 500 anos desde a época de ouro das grandes expedições portuguesas, a Associação de Antigos Alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, promoveu a sua Iª Observação Astronómica.
O evento, aberto á população em geral, teve elevada adesão e permitiu que muitas pessoas vissem pela primeira vez os astros através de um telescópio. Além disso, foram também distribuídas cartas das estrelas para que todos pudessem fazer uma “visita guiada” pelas constelações, donde se salienta para esta época do ano o triângulo de verão formado por estrelas das constelações do cisne, lira e águia.
Além disso, o pontilhão, onde se realizou a iniciativa, foi iluminado com velas e tochas a marcar os acessos ao local, pretendendo chamar a atenção das pessoas que passavam e sensibilizar a população para a poluição das águas do Ave e para o abandono daquela zona ribeirinha, inteiramente esquecida pela população não fosse o fogo de artifício nas festas de S. Pedro e a teimosia de um ou outro pescador que tenta desencantar uma refeição ou um troféu no meio daquelas águas opacas.
Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Associação de Astronomia ORION, e contou com o apoio da Junta de Freguesia das Taipas. A quem a Associação de Antigos Alunos agradece, bem como a todos aqueles que aderiram á iniciativa, certos de que se voltará a repetir

PUB

Artigos Relacionados