PUB
Comboio de alta velocidade em vez do TGV
Quinta-feira, Novembro 17, 2005

A Câmara de Braga defendeu a ligação entre o Porto, Braga e Vigo, na Galiza, por comboio de alta velocidade, e não por TGV, noticiou a Antena Minho.

O presidente da autarquia bracarense, Mesquita Machado, disse que as distâncias entre as três cidades é muito pequena para o TGV (que atinge os 350 quilometros por hora), pelo que a ligação ferroviária deve ser feita por comboio de alta velocidade (que atinge apenas os 220 quilómetros horários).

A Câmara de Braga sugere ainda que a localização para a paragem intermedia na zona norte do concelho, seja junto ao rio Cávado.

Recorde-se que o projecto ferroviário de alta velocidade, ligando o Porto a Vigo, com passagem pelo Minho, foi recentemente adiado pelo Ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

Na altura da suspensão, os industriais do minho, pela voz do presidente da AI Minho, António Marques, disseram recear que a suspensão deste projecto do TGV esteja ligada aos investimento necessários para grandes projectos públicos como o aeroporto da OTA, em prejuízo das infra-estruturas de que carece a região Norte do país e o Minho, em particular.

Artigos Relacionados