PUB
Coligação Juntos por Guimarães propõe valor não utilizado no OP2014 para as freguesias
Terça-feira, Janeiro 20, 2015

O assunto será levado à próxima reunião de Câmara, a realizar na manhã do dia 22 de janeiro e “visa contribuir para o aumento da autonomia financeira das freguesias do concelho”, como sustentam os seus autores.

Da verba orçamentada (1 milhão de euros) pela Câmara Municipal de Guimarães, para fazer face ao Orçamento Participativo 2014, em resultado das candidaturas aprovadas, apenas serão utilizados 228 mil euros.

O que a Coligação Juntos por Guimarães (CJG) irá propor é que os 772 mil euros que não serão utilizados e que estão orçamentados para esta medida, sejam distribuídos pelas juntas de freguesia do concelho, utilizando para tal, os critérios já utilizados para a distribuição dos montantes anuais disponibilizados pelo Fundo de Financiamento de Freguesias.

Para a CJG, a aplicação desta proposta “não se trata de um esforço financeiro pedido à autarquia, mas apenas da utilização de uma verba já devidamente orçamentada” no sentido de “contribuir para o aumento da intervenção das juntas de freguesia em prol das populações” dado que, segundo André Coelho Lima, “os montantes disponibilizados em Guimarães às juntas de freguesia são manifestamente insuficientes”.