PUB
Coligação JpG de vista a Longos e União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar
Terça-feira, Junho 21, 2016

A cultura popular dominou na visita da coligação JpG às duas freguesias do norte do concelho.

Além da reunião com a Junta de Freguesia de Longos, a comitiva liderada por André Coelho Lima visitou as instalações do Grupo de Jovens Unidos Para a Paz e do Rancho Folclórico Estrelas Douradas, de Sande São Lourenço e o Rancho Folclórico de Longos.

Em Longos, a coligação Juntos por Guimarães visitou a Junta de Freguesia onde conversou com a presidente, Isilda Gomes da Silva, e restante executivo sobre diversas questões relacionadas com a freguesia.

Nesta freguesia, ainda de destacar a visita ao Rancho Folclórico de Santa Cristina de Longos, liderado pelo jovem tocador de concertina Nicolas Teixeira, grupo que tenta canalizar a juventude para a defesa da cultura popular.

Na União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar a comitiva da coligação esteve na antiga Escola Conde de Agrolongo, fundador e protetor das escolas da freguesia de Sande São Lourenço, agora sede de três associações: o Grupo de Jovens Unidos para a Paz, o Rancho Folclórico “Estrelas Douradas” e o Grupo Coral.

O Grupo de Jovens Unidos para a Paz foi criado em 2002 e é um grupo religioso que promove para os jovens da freguesia diversas atividades. É uma associação que colmata a falta de um agrupamento de escuteiros em Sande São Lourenço. Empenhado na sua causa, o grupo tem uma publicação trimestral, onde explica e documenta a sua atividade. André Coelho Lima foi convidado a “deixar a sua marca” no mural do grupo de jovens onde escreveu uma mensagem de motivação.

Em seguida, foi visitado o Rancho Folclórico “Estrelas Douradas”, que conta já com 18 anos de atividade.